Deputada Federal anuncia criação de Comissão para PEC do voto impresso
A deputada Federal Bia Kicis (PSL/DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), anunciou na noite de domingo, 18, que irá criar uma comissão para votar a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) sobre a impressão dos votos nas eleições.
A PEC é de autoria da deputada com amplo apoio do presidente Jair Bolsonaro e da base política do presidente, mas é criticada por especialistas da área e pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luis Roberto Barroso.
Segundo a deputada, a comissão para votar da PEC será criada até a próxima semana. A proposta já havia sido aprovada pela CCJ em dezembro de 2019, mas foi engavetada pelo ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ).
Segundo Bia Kicis, atualmente há um acordo entre ela e o deputado alagoano, presidente da Câmara, Arthur Lira para que o tema seja colocado em votação.
Segundo o Projeto, será acrescentado o voto impresso na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor. Segundo a proposta, o papel seria depositado em urnas para fins de auditoria.