Encceja: Prova de certificação de ensino fundamental e médio é remarcada
Avaliação irá ocorrer em agosto deste ano
Planejada para ocorrer no próximo dia 25 de abril, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram remarcadas para agosto deste ano. A alteração da data foi publicada do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 09.
Segundo o INEP, o adiamento ocorre devido ao cenário da pandemia da covid-19, que deixou vários estados com capacidade menor que 80% dos leitos para pacientes acometidos pelo novo coronavírus.
Com o novo cronograma, a prova ocorre dia 29 de agosto.
Em nota, o Inep ressaltou que está empenhado em realizar a edição 2020 do Encceja e não tem medido esforços para cumprir sua missão institucional, sempre com aprimoramento de seus instrumentos.
De acordo com o INEP, estão confirmadas as inscrições de 1.630.046 participantes no Encceja. Desse total, 301.438 farão provas para obter certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.
A participação no Encceja é voluntária, gratuita - para quem não faltou à última edição - e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.
Por meio do exame, que avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação para as duas etapas de ensino.