MP-AL vai solicitar reforço na segurança das unidades de saúde para evitar roubo de vacinas

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) informou, nesta quinta-feira (25), que vai solicitar aos gestores públicos reforço na segurança nos locais onde estão armazenadas as vacinas contra a Covid-19. A decisão foi tomada após uma unidade de saúde da capital ter sido arrombada três vezes, segundo o MP. Os criminosos levaram doses de vacinas para síndromes gripais que não foram os imunizantes da Covid-19.
Os promotores que integram a força-tarefa de combate à doença estiveram reunidos de forma virtual nesta quarta (24) para discutir o assunto. A Promotoria de Justiça Coletiva Criminal instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso e requisitou a instauração de inquérito à Polícia Civil para investigar os crimes.
O MP-AL solicitou à Prefeitura de Maceió informações sobre como está sendo feita a proteção das unidades de saúde, o inventário com a quantidade de imunizantes furtados e para quais doenças eles seriam utilizados. O Ministério aguarda as respostas.
A situação será acompanhada pela força-tarefa e o colegiado deve orientar os prefeitos dos 102 municípios a reforçarem a guarda dos imóveis onde estão armazenadas as doses das vacinas.
Outras medidas da força-tarefa
Durante a reunião, o colegiado também decidiu que vai solicitar às forças policiais reforço na fiscalização nas ruas para o cumprimento das medidas estabelecidas no último decreto governamental.
“Nós vamos nos reunir com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para que, juntos, possamos discutir de que modo o policiamento pode contribuir ainda mais no enfrentamento a pandemia. A Polícia Militar especialmente, que está nas ruas, é uma grande parceira nesse sentido de cobrar que a população siga o que está posto no regramento estabelecido pelo Estado de Alagoas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
O encontro, marcado para os próximos dias, terá a participação dos órgãos de fiscalização da Prefeitura de Maceió.
Os promotores debateram ainda sobre a situação do transporte coletivo na capital. As Promotorias de Justiça de Urbanismo e do Consumidor, que integram a força-tarefa, devem reforçar a necessidade de aumento da frota além da manutenção das medidas de higiene.
Últimas Notícias

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas

Por 'liberdade' no banho, Trump muda regras sobre chuveiros nos EUA: 'Gosto de lavar meu lindo cabelo'

Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga impactos dos ultraprocessados na microbiota intestinal
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
