Rodada 37 pode definir título, rebaixamento e vagas na Libertadores

A reportagem destrinchou todas as disputas abertas nesta reta final de temporada

Por da redação com UOL 19/02/2021 07h07
Por da redação com UOL 19/02/2021 07h07
Rodada 37 pode definir título, rebaixamento e vagas na Libertadores
Abel Braga - Foto: Divulgação/Internacional

A penúltima rodada poderá definir três frentes que estão em disputa no Campeonato Brasileiro. O Internacional tem chances de ser campeão já no domingo (21), o Santos busca ficar com a última vaga na Copa Libertadores e Vasco e Goiás podem carimbar mais um rebaixamento em suas histórias.

A reportagem destrinchou todas as disputas abertas nesta reta final de temporada e mostra os cenários possíveis ao fim da 37ª rodada. Dependendo de algumas combinações, tudo poderá se definido até a próxima segunda-feira (22), quando Botafogo x São Paulo fecham a penúltima jornada.

Título


Apenas Internacional e Flamengo podem ficar com o título do Campeonato Brasileiro. Quis o destino que as equipes disputassem uma verdadeira final na 37ª rodada. O time gaúcho vai ao Rio de Janeiro enfrentar o rival, mas é o único capaz de ser campeão antecipado: basta uma vitória. Em caso de triunfo, o Colorado chegará a 72 pontos e não será mais alcançado pelo Rubro-Negro.

Porém, a linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue para as duas equipes. Isso porque o Flamengo pode virar o favorito ao título em caso de vitória. Nesse cenário, o Rubro-Negro pularia para a primeira colocação com 71 pontos e abriria dois pontos para o Internacional, que jogaria pressionado pela necessidade de uma vitória na última rodada.

Em caso de empate, o Colorado mantém a vantagem de um ponto sobre o Flamengo e leva a decisão para a 38ª rodada. Nela, o Inter receberá o Corinthians, em Porto Alegre, enquanto o Rubro-Negro fecha sua participação contra o São Paulo, no Morumbi.

Libertadores


O Santos recebe o Fluminense na despedida de Cuca da Vila Belmiro. Se conseguir os três pontos, o Alvinegro definirá quais são times representarão o Brasil na próxima edição da Libertadores, desde que o Athletico não vença seu duelo com o Grêmio, em Porto Alegre. O time gaúcho chegaria a 59 pontos e não seria mais alcançado por nenhum rival.

Nesse cenário, a única mudança possível seria na distribuição das vagas: quem iria direto para fase de grupo ou para disputar as preliminares. O São Paulo pode fugir da Pré-Libertadores e depende de uma simples vitória sobre o rebaixado Botafogo, no Nilton Santos.

Assim, o Grêmio poderá conquistar a vaga direta na fase de grupos apenas sendo campeão da Copa do Brasil. O Fluminense está consolidado na frente do Tricolor gaúcho pelo Campeonato Brasileiro e aguarda a final do mata-mata nacional para saber se jogará as primeiras fases da Libertadores ou não. O time carioca torcerá pelo título do Palmeiras.

Caso o Santos não vença o Fluminense, a disputa poderá ficar aberta para Athletico-PR, Corinthians e Red Bull Bragantino. Ceará e Atlético-GO tinham chances remotas até os santistas vencerem o clássico com o Timão, na última quarta-feira (17), na Vila Belmiro.

Rebaixamento


Botafogo e Coritiba já foram rebaixados. E a 37ª rodada poderá carimbar o passaporte de outros dois times para a Série B. Se o Bahia vencer o Fortaleza, no Castelão, Goiás e Vasco poderão selar suas quedas em caso de novas derrotas para Red Bull Bragantino e Corinthians, respectivamente.

Essa é a única combinação que poderá definir todos os rebaixamentos já na 37ª rodada. O fato é que entre Bahia (38), Vasco (37) e Goiás (36) apenas um permanecerá na primeira divisão para a próxima temporada.