Rodada 37 pode definir título, rebaixamento e vagas na Libertadores
A reportagem destrinchou todas as disputas abertas nesta reta final de temporada

A penúltima rodada poderá definir três frentes que estão em disputa no Campeonato Brasileiro. O Internacional tem chances de ser campeão já no domingo (21), o Santos busca ficar com a última vaga na Copa Libertadores e Vasco e Goiás podem carimbar mais um rebaixamento em suas histórias.
A reportagem destrinchou todas as disputas abertas nesta reta final de temporada e mostra os cenários possíveis ao fim da 37ª rodada. Dependendo de algumas combinações, tudo poderá se definido até a próxima segunda-feira (22), quando Botafogo x São Paulo fecham a penúltima jornada.
Título
Apenas Internacional e Flamengo podem ficar com o título do Campeonato Brasileiro. Quis o destino que as equipes disputassem uma verdadeira final na 37ª rodada. O time gaúcho vai ao Rio de Janeiro enfrentar o rival, mas é o único capaz de ser campeão antecipado: basta uma vitória. Em caso de triunfo, o Colorado chegará a 72 pontos e não será mais alcançado pelo Rubro-Negro.
Porém, a linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue para as duas equipes. Isso porque o Flamengo pode virar o favorito ao título em caso de vitória. Nesse cenário, o Rubro-Negro pularia para a primeira colocação com 71 pontos e abriria dois pontos para o Internacional, que jogaria pressionado pela necessidade de uma vitória na última rodada.
Em caso de empate, o Colorado mantém a vantagem de um ponto sobre o Flamengo e leva a decisão para a 38ª rodada. Nela, o Inter receberá o Corinthians, em Porto Alegre, enquanto o Rubro-Negro fecha sua participação contra o São Paulo, no Morumbi.
Libertadores
O Santos recebe o Fluminense na despedida de Cuca da Vila Belmiro. Se conseguir os três pontos, o Alvinegro definirá quais são times representarão o Brasil na próxima edição da Libertadores, desde que o Athletico não vença seu duelo com o Grêmio, em Porto Alegre. O time gaúcho chegaria a 59 pontos e não seria mais alcançado por nenhum rival.
Nesse cenário, a única mudança possível seria na distribuição das vagas: quem iria direto para fase de grupo ou para disputar as preliminares. O São Paulo pode fugir da Pré-Libertadores e depende de uma simples vitória sobre o rebaixado Botafogo, no Nilton Santos.
Assim, o Grêmio poderá conquistar a vaga direta na fase de grupos apenas sendo campeão da Copa do Brasil. O Fluminense está consolidado na frente do Tricolor gaúcho pelo Campeonato Brasileiro e aguarda a final do mata-mata nacional para saber se jogará as primeiras fases da Libertadores ou não. O time carioca torcerá pelo título do Palmeiras.
Caso o Santos não vença o Fluminense, a disputa poderá ficar aberta para Athletico-PR, Corinthians e Red Bull Bragantino. Ceará e Atlético-GO tinham chances remotas até os santistas vencerem o clássico com o Timão, na última quarta-feira (17), na Vila Belmiro.
Rebaixamento
Botafogo e Coritiba já foram rebaixados. E a 37ª rodada poderá carimbar o passaporte de outros dois times para a Série B. Se o Bahia vencer o Fortaleza, no Castelão, Goiás e Vasco poderão selar suas quedas em caso de novas derrotas para Red Bull Bragantino e Corinthians, respectivamente.
Essa é a única combinação que poderá definir todos os rebaixamentos já na 37ª rodada. O fato é que entre Bahia (38), Vasco (37) e Goiás (36) apenas um permanecerá na primeira divisão para a próxima temporada.
Últimas Notícias

Temporal com rajadas de ventos atinge o Rio no começo da noite

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Conmebol sugere mudança no formato da Copa do Mundo; entenda

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Tony Bellotto faz cirurgia para retirada de tumor no pâncreas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
