Pré-temporada da Arbitragem Alagoana 2021 é finalizada
Atividades foram realizadas durante três dias no Estádio Rei Pelé

Foram três dias de muita preparação. A pré-temporada da arbitragem alagoana serviu para avaliar os árbitros e assistentes que irão atuar na Copa Alagoas e no Alagoano Série A, e demais competições ao longo da temporada. Foi um período intenso de atividades encerradas no último sábado (23) que exigiram disciplina para o quadro de arbitragem. No total, participaram 55 árbitros, sendo 25 árbitros centrais e 30 árbitros assistentes.
A preparação visa o aperfeiçoamento dos árbitros na parte física, mental e didática. Uma das principais avaliações da pré-temporada foram as palestras conduzidas pelo diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF), o catarinense Giulliano Bozzano, instrutor CBF, que abordou quatro assuntos nas explanações: Controle do Jogo, Entradas e disputas, Faltas táticas e Impedimento – Regra 11.
Bozzano rasgou elogios à organização da pré-temporada. “Saio de Alagoas com uma ótima impressão dos árbitros alagoanos. A Comissão de Arbitragem fez um grande trabalho com organização. Os árbitros alagoanos são sérios e comprometidos com a profissão. É perceptível ver virtudes importantes como pontualidade, humildade e a harmonia de todos”, enfatizou.
No quesito físico, as atividades foram coordenadas pela ex-árbitra Raquel Ferreira Barbosa. No gramado do Rei Pelé, os árbitros treinaram diversas situações de jogo, seguindo o que rege o Pilar Físico. Após os testes de campo, a Comissão de Arbitragem aplicou avaliação teórica sobre as regras do jogo respondida de forma online pelos árbitros.
O conteúdo didático na preparação também contou com participação do diretor de competições da FAF, Luciano Sampaio, que apresentou o regulamento da Copa Alagoas e do Alagoano Série A. O professor mestre, Vitor Fabiano (Cesmac) abordou a palestra Árbitro! Competência ou habilidade?
A pré-temporada foi promovida pela Federação Alagoana de Futebol em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e com apoio do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas.
Nível da arbitragem
O presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó entende que a arbitragem alagoana tem atingido o melhor momento, principalmente por conta das atuações dos profissionais e do ingresso da árbitra assistente Brígida Cirilo no quadro da FIFA. “Estou bastante satisfeito com o trabalho realizado pela Comissão com todos os árbitros. É fruto do investimento que temos feito na arbitragem. Se os árbitros vão bem, os campeonatos transcorrem com tranquilidade”, disse Feijó. Ele também destacou a parceria com a Selaj, que colocou à disposição toda a estrutura do Estádio Rei Pelé para a realização da pré-temporada.
Charles Hebert, presidente da Comissão de Arbitragem da FAF e secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude ressaltou o empenho e dedicação da Comissão em aumentar cada vez mais o nível dos profissionais alagoanos. “Estamos lado a lado com os árbitros. Cobrando, incentivando e dando todo o apoio para que eles possam representar o Estado de Alagoas da melhor maneira possível”.
Últimas Notícias

Suspeito de abusar enteada de 12 anos, em 2013, é preso durante operação em Maceió

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro embaixo de viaduto de Maceió

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
