Secretário de Saúde que furou fila para vacinar ‘mulher da vida dele’ pede exoneração

Por G1 24/01/2021 16h04
Por G1 24/01/2021 16h04
Secretário de Saúde que furou fila para vacinar ‘mulher da vida dele’ pede exoneração
Secretário Assis Silva Filho e esposa - Foto: Reprodução/Facebook

O secretário municipal de Saúde de Pires do Rio, no sudeste do estado, Assis Silva Filho pediu exoneração do cargo neste domingo (24), após pedir desculpas em rede social por vacinar a esposa que não pertence ao grupo prioritário na primeira etapa da campanha de imunização contra a Covid-19.


“Foi com intuito de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar minha própria vida por ela”, afirmou em vídeo publicado na internet.


No pedido de exoneração, Assis Silva diz que a decisão de deixar o cargo é de caráter "irrevogável" e "irretratável" e de cunho pessoal. A confissão do desvio de dose da CoronaVac recebida pelo município aconteceu em uma transmissão ao vivo em rede social. Segundo planilha da Secretaria Estadual de Saúde, Pires do Rio recebeu 280 doses.


O pedido de exoneração vem também dois dias depois de a Justiça de Goiás conceder liminar para tirar Assis Silva do cargo por 60 dias, enquanto o Ministério Público (MP-GO) investiga a "furada de fila" para aplicar a vacina na esposa.


O promotor de Justiça de Pires do Rio, Marcelo Borges Amaral, diz que a investigação que corre dentro do órgão continua.


"A investigação do MP prossegue normalmente. A exoneração não interfere em nada na apuração de crime", explica.


Segundo Assis Silva, a esposa dele tem mais de 70 anos e o acompanha no trabalho, visitando muitas vezes as unidades de saúde do município. No entanto, não está prevista a vacinação de pessoas idosas que não estejam institucionalizadas nesta primeira fase do programa de imunização da Covid-19.


O MP passou a ter acesso ao cadastro de vacinados para cruzar os dados de quem recebeu a dose da CoronaVac com os nomes de quem está na lista do grupo prioritário nesta primeira etapa, a fim de identificar as "furadas de fila" na campanha de imunização.


Goiás recebeu 183.030 doses da vacina para imunizar 87.127 pessoas do grupo prioritário. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) enviou 90.280 doses para todas as cidades.


Prioridades



Segundo diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), devem ser vacinados contra a Covid-19, com prioridade:


Profissionais da saúde;


Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);


Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);


População indígena vivendo em terras indígenas.