Problemas administrativos da Unit prejudicam formandos de fisioterapia

Por Redação 11/01/2021 18h06 - Atualizado em 12/01/2021 08h08
Por Redação 11/01/2021 18h06 Atualizado em 12/01/2021 08h08
Problemas administrativos da Unit prejudicam formandos de fisioterapia
UNIT Maceió - Foto: Divulgação

Prestes a se formar e entrar no mercado de trabalho, um grupo de estudantes do curso de Fisioterapia, da Universidade Tiradentes (Unit) polo Maceió, se vê impedido de se graduar devido a problemas administrativos da Universidade.

Em uma denúncia enviada ao Portal Já É Notícia, estudantes afirmam que para se graduarem precisam apenas ser matriculados nas disciplinas práticas do 10º período, mas, como maior parte faz parte do Financiamento estudantil do Governo Federal (FIES), a Unit não permite que as disciplinas sejam inseridas na grade.

Em um vídeo postado nas redes sociais, uma estudante da Unit, identificada como Eduarda Lemos, afirma que os graduandos estão há dois meses com dificuldades de acessar o sistema da Universidade. “Estamos com erro de sistema, que nos impede de solicitar disciplina e colar grau. Estamos com 75% de curso, e segundo a portaria do MEC podemos solicitar a colação de grau, mas até agora a Unit não deu retorno, se a gente vai conseguir colar grau ou não”, explicou a estudante.

Segundo outro estudante, a falha administrativa está prejudicando 46 estudantes, do curso de fisioterapia 2015.1, que concluíram o 9º período com aulas teóricas de forma online a aulas práticas presenciais. “Fomos para o campo de estágio e conseguimos concluir o 9º período teórico e prático e a aula teórica do 10º período. Acabamos a aula prática do 9º período no dia 23 de outubro. A partir daí, deveríamos fazer a aula prática do 10º período, e parte das disciplinas práticas. Foi nesta época que a faculdade disse que estava com problemas no sistema, para incluir os créditos. Estamos sem sequer conseguirmos incluir as matérias práticas em nossa grade de disciplinas”, explicou o estudante.

“Finalizamos os estágios, acabamos as matérias optativas e apresentamos o TCC, nos dias 03 e 04 de dezembro e fizemos a parte prática. Tudo isso sem estarmos matriculados e com apenas esse empecilho para conseguirmos colar grau”, contou.

De acordo com a denúncia, a Unit alega que os estudantes que fazem parte do Fies não podem se matricular nas disciplinas práticas pelo fato que a faculdade não possui o comprovante de quitação das disciplinas. Após isso, os estudantes já enviaram a documentação comprobatória para a administração da Unit, mas não tiveram os documentos analisados. “A faculdade alegou que está em período de recesso, porém os documentos foram enviados antes do período de férias”.

Após a denúncia, o Portal Já É Notícia procurou a assessoria da Unit e obteve a seguinte resposta:

Posicionamento Unit/AL
No que se refere ao requerimento de antecipação de colação de grau que nos fora apresentado, ratificamos a informação anteriormente dada por esta Pró-Reitoria de Graduação em 22/12/2020 sobre a impossibilidade de analisarmos naquele momento o requerimento em virtude da não atualização do histórico escolar e do período de férias coletivas em nossa instituição.

Considerando o retorno às nossas atividades a partir desta semana, estaremos procedendo a análise dos requerimentos, para o devido parecer e o mais breve retorno sobre os mesmos.
Seguimos à disposição e mais uma vez desejamos um excelente ano de 2021.