Apesar de invasão ao Capitólio, congresso confirma vitória de Biden nos EUA

Sessão foi retomada após horas de interrupção causada por extremistas apoiadores de Donald Trump

Por Redação 07/01/2021 09h09
Por Redação 07/01/2021 09h09
Apesar de invasão ao Capitólio, congresso confirma vitória de Biden nos EUA
Extremista a favor de Trump invade Congresso dos EUA - Foto: Reprodução/GloboNews

Após invasão ao Capitólio, confusão, presos, feridos e mortos, o Congresso americano confirmou, na madrugada desta quinta-feira, 07, a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA. A posse de Biden será no dia 20 de janeiro.

Na ocasião, o vice-presidente Mike Pence confirmou a legalidade da contagem dos votos. “O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes", afirmou Pence antes de encerrar a sessão.

O vice presidente ainda criticou a invasão do Capitólio e celebrou a volta da sessão. "Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam. A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho", falou.

Em condições normais, a sessão seria um procedimento meramente formal. Mas Trump pressionava Pence, que presidiu a sessão porque nos EUA o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado, a não aceitar a certificação de Biden.

Após a confirmação no Congresso, Trump confirmou a transição de governo para o dia 20 de janeiro. "Embora isso represente o fim do maior primeiro mandato da história presidencial, é apenas o começo de nossa luta para tornar a América grande de novo", afirmou o presidente americano, através da rede social da Casa Branca.