É fake notícia de morte de enfermeira que desmaiou após tomar vacina

Por G1 20/12/2020 16h04
Por G1 20/12/2020 16h04
É fake notícia de morte de enfermeira que desmaiou após tomar vacina
Enfermeira - Foto: Reprodução

É falsa a notícia que circula nas redes sociais e apps de mensagem sugerindo que uma enfermeira norte-americana desmaiou e depois morreu após tomar vacina contra Covid-19. Tiffany Dover está viva e passa bem. Entrentato, sentiu-se mal quando recebeu a dose do imunizante mas por ter um histórico de Sincope Vasovagal.

"Tenho um histórico de resposta vagal hiperativa e, portanto, se eu tiver dor relacionada a alguma coisa, uma unha, ou se cortar meu dedo do pé, por exemplo, eu desmaio.", afirmou a enfermeira.





Ela também gravou um vídeo fazendo um esclarecimento sobre o episódio.

No vídeo, qe viralisou da internet e tem sido usado por negacionistas no mundo todo para por em dúvida a vacina contra Covid-19, há a logo marcarca do CHI Hospital, em Chattanooga, Tennessee, nos Estados Unidos, onde a enfermeira trabalha. Em seu perfil no Twitter, a instituição informou neste sábado (19) que ela está em casa e bem.

"A enfermeira Tiffany Dover agradece a preocupação demonstrada por ela. Ela está em casa e bem. Ela pede privacidade para ela e para sua família.", informou o hospital.

Em um outro comunicado anterior, o hospital disse que em 17 de dezembro administrou suas primeiras doses da vacina da Pfizer a seis pessoas, três médicos e três enfermeiras. "Pouco depois e durante a realização de uma entrevista à imprensa, uma das enfermeiras ficou tonta e foi ajudada a se deitar. Ela nunca perdeu a consciência. E se recuperou rapidamente", afirmou.

A equipe do Fato ou Fake do G1 foi em busca de todos os detalhes para tentar conter o anvaço da informação falsa que pode influenciar pessoas e reforçar a opinião de outras contra a imunização em massa que já teve início nos EUA, mas que deverá chegar ao Brasil nos próximos meses.