Sebrae e Senar assinam convênio para desenvolver a fruticultura e horticultura em Alagoas

Programa Agronordeste Alagoas vai beneficiar cerca de 210 pequenos negócios formalizados em várias regiões do estado

Por Assessoria 14/12/2020 14h02 - Atualizado em 14/12/2020 21h09
Por Assessoria 14/12/2020 14h02 Atualizado em 14/12/2020 21h09
Sebrae e Senar assinam convênio para desenvolver a fruticultura e horticultura em Alagoas
Plantação de laranja - Foto: Ascom Sebrae AL

Para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas da fruticultura e horticultura no estado, o Sebrae Alagoas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas) assinaram um convênio para dar início ao Programa Agronordeste Alagoas. Com a duração de 27 meses e com ações já iniciadas em 2020, a iniciativa vai capacitar pequenos negócios, agroindústrias, cooperativas e empreendimentos rurais e urbanos com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.

O Programa Agronordeste Alagoas deverá beneficiar com capacitações técnicas e gerenciais, além de ações de formação profissional rural, cerca de 210 pequenos negócios (formalizados com: DAP, NIRF, RGP, SICAB ou CNPJ), agroindústrias (com CNPJ ou em processo de formalização), cooperativas de produção e empreendimentos rurais e urbanos pertencentes às cadeias produtivas priorizadas nos municípios Arapiraca, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas e Mar Vermelho.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Vânia Britto, destaca que o programa ainda pretende produzir e disseminar inteligência estratégica para tomada de decisão com base em potencial de produção, produtos, mercado, agroindústrias e tendências de consumo. Outro ponto importante é estimular o empreendedorismo em todos os elos das cadeias envolvidas nos pequenos negócios da agricultura.

“A proposta é trabalhar não somente as propriedades rurais, mas os importantes elos das cadeias de valor, como as pequenas empresas de beneficiamento, transformação, insumos e agregação de valor da produção rural como pequenas empresas que vendem e compram essa produção, como bares, restaurantes, mercados, lojas especializadas e empresas de serviços. O eixo norteador dessa integração será definido por meio de estratégias de mercado e ferramentas de inovação, competitividade e sustentabilidade”, pontua.

Resultados Esperados

O Programa Agronordeste Alagoas espera capacitar 1.530 produtores em 85 ações de Formação Profissional Rural visando agregação de valor e inserção nas compras governamentais e/ou no mercado privado e ainda realizar em parceria com as comunidades locais, capacitação sobre a construção de barragem subterrânea, bem como construir 10 barragens subterrâneas; Outros 225 produtores serão capacitados com a metodologia do Programa Negócio Certo Rural (podendo cada produtor ter 1 acompanhante).

Os cursos serão realizados com turmas reduzidas e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 preconizados pelas autoridades públicas de saúde.

Entre as metas do programa, estão: Aumentar em 10% a lucratividade total do grupo de empresas atendidas até o dia 31/12/2022; aumentar em 10% a participação de pequenos negócios nas compras governamentais de Alagoas; ter 30% das micro e pequenas empresas com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados; e aumentar em 10% a produtividade dos empreendimentos rurais