Aumento dos casos de Covid-19 faz hospitais particulares de Maceió suspenderem emergência e cirurgias

04/12/2020 08h08
04/12/2020 08h08
Aumento dos casos de Covid-19 faz hospitais particulares de Maceió suspenderem emergência e cirurgias
Casos de covid voltam a aumentar - Foto: Divulgação

O aumento dos casos da Covid-19 em Maceió impactou no funcionamento de ao menos dois hospitais particulares. O Hospital do Coração informou, nesta quinta-feira (3), que suspendeu temporariamente o atendimento a novos pacientes na emergência do Hospital. No Hospital Unimed, desde quarta (2) as cirurgias eletivas estão suspensas para reservar leitos a pacientes com suspeita ou confirmação da doença provocada pelo coronavírus.

Por meio de nota, o Hospital do Coração explicou que a medida foi adotada porque a ocupação nas UTIs da unidade chegou a 100%. Com isso, não é possível prestar atendimento de emergência a novos pacientes, seja por Covid-19 ou não. A direção informou ainda que ampliou a equipe de profissionais e reforçou a importância do distanciamento social (veja a nota na íntegra ao final do texto).


Já o Hospital Unimed informou que a diretoria técnica decidiu suspender os procedimentos eletivos e está priorizando apenas as cirurgias de urgência e emergência. O objetivo é reservar leitos para pacientes com infecção respiratória, suspeitos ou confirmados pela Covid-19.


A taxa de ocupação de leitos públicos exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita de infecção pelo coronavírus é de 35% em todo o estado, conforme a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), feita às 17h de quarta (2). A ocupação dos leitos de UTI chega a 46%. Em Maceió, 49% dos 80 leitos de UTI estão ocupados.