Isabel Fillardis faz relato comovente da relação com o filho, Jamal: ''Preciso estar em pé por ele''

Por Contigo! 09/11/2020 08h08
Por Contigo! 09/11/2020 08h08
Isabel Fillardis faz relato comovente da relação com o filho, Jamal: ''Preciso estar em pé por ele''
Isabel Filardis e Jamal, seu filho - Foto: Reprodução/Instagram

Aos 17 anos, ele tem Síndrome de West, uma doença rara que se manifesta ainda na infância, Ele precisa de cuidados especiais.


"Vivi na pele, com o meu filho, todas as dificuldades. A primeira dificuldade (que se pode ter) é de um diagnóstico precoce, rápido. Consegui ter um bom diagnóstico com meu filho, mas nem todas as crianças têm. Informação era algo também difícil, o acesso a hospitais... Se a criança precisasse de uma prótese, de um aparelho auditivo, era tudo muito complicado. Ainda é. Tudo é muito caro para eles. Tudo é importado. São poucas as fabricações nacionais", disse ela em uma conversa com Babu Santana.


A artista conta que sabe que foi privilegiada: o jovem recebe todos os cuidados adequados e tem acesso a um tratamento de primeira linha, o que não está na realidade de muitas famílias.


"Aqui temos o hospital Hospital Sarah Kubitschek, que ensina o mundo. O Sarah foi onde meu filho conseguiu ter mais conforto e uma qualidade de vida melhor. Mas isso ainda é algo distante. O preconceito com o diferente é algo surreal. Mas isso é no mundo. Claro que nos países de fora, Estados Unidos, Alemanha, eles são adiantados mas são países mais velhos, têm uma outra mentalidade. O Brasil ainda não consegue olhar o diferente com tranquilidade, não consegue entender que é bacana aprender com o diferente", disse ela.


Ao fim, a atriz conta que aprendeu muito com o filho.


"Em primeiro lugar, a humildade. Você não sabe o seu dia de amanhã. Uma série de coisas meu filho me ensinou, sabe? Sobre ego, vaidade, apreciar a vida. Imagina uma criança presa numa cadeira sem poder falar, andar, tendo que depender do outro para ter uma qualidade de vida: E isso acontece com inúmeras crianças. Esse universo é enorme (...) Meu filho me ensinou a me revirar por dentro. "Mãe, você é muito forte, guerreira". Minha força vem dele porque preciso estar em pé por ele, para ele também. Tenho três filhos, e ele é o que mais precisa", afirma ela.