Saiba mais sobre o consumo e aumento do preço do óleo
Se você tem o costume de fazer compras para sua residência mensalmente, sem dúvidas você já se deparou e se assustou com o preço de alguns alimentos como: o óleo de soja e o arroz nas prateleiras do supermercado.
Assim como o arroz, o preço do óleo de soja aumentou consideravelmente por conta da exportação recorde e da procura em massa pelos consumidores. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), esse também é resultado das mudanças de consumo em meio a pandemia.
Pensando nessa nova realidade, selecionamos o que você precisa saber sobre o consumo e o aumento dos preços ao comprar óleo de soja. Continue lendo e saiba mais!
Por que a inflamação dos alimentos disparou no Brasil?
Essa alta está acontecendo com muitos alimentos, contudo, existem alimentos que vêm chamando atenção devido o aumento nos últimos dias: o óleo de soja e o arroz.
De acordo com economistas, a expectativa para os próximos meses não são boas, devido à nova realidade imposta pelo coronavírus, é difícil que os valores caiam de forma considerável até o começo de 2021.
Ainda de acordo com economistas, a alta do óleo de soja, utilizado para fazer diversos alimentos como o hambúrguer bovino brasa e outros, é consequência dos seguintes fatos:
● Alta do dólar: com o dólar alto, os exportadores são incentivados a realizarem mais exportações, fazendo com que o mercado interno fique com poucos produtos;
● Auxílio emergencial: o benefício disponibilizado pelo Governo Federal — direcionado para a população mais pobre do país —, estimulou o aumento do consumo, considerando que essa população faz a compra de alimentos básicos, como é o caso do óleo em atacado.
Desse modo, os brasileiros também precisam se adaptar a essa alta dos alimentos, especialmente quem trabalha em estabelecimentos como restaurantes e precisam do óleo para o preparo de alimentos como uma caixa de hamburguer brasa.
Benefícios do óleo de soja
O óleo de soja, como o nome indica, é um óleo vegetal extraído das sementes da soja, desse modo, ele é associado a vários benefícios à saúde, principalmente quando se trata de coração, pele e ossos.
Conheça os principais benefícios do óleo de soja, utilizado no preparo de carnes, aves e peixes:
● Ponto de fumaça alto: tornando o óleo de soja uma boa opção para o cozimento de alimentos em altas temperaturas;
● Rico em gorduras saudáveis para o coração;
● Rico em vitamina K, estimulando a saúde óssea;
● Versátil e fácil de usar.
Como escolher o óleo ideal para o preparo de alimentos
Existem muitos óleos disponíveis no mercado, diante disso, selecionamos os tipos de óleo para que você faça a melhor escolha ao fazer o preparo de alimentos comprados com uma distribuidora de carnes, aves e peixes
● Óleo de canola: tem um perfil nutricional interessante, contendo uma boa relação entre ômega 3 e 6, não é recomendado para usar sempre, porém, é uma boa opção para refogar, grelhar e às vezes fritar alimentos;
● Óleo de milho: muito presente em alimentos industrializados, portanto, não é indicado utilizá-lo no dia a dia;
● Óleo de girassol: assim como o de milho, pode ser utilizado, mas não é indicado para uso diário;
● Óleo de soja: a melhor opção com o melhor custo-benefício.
Faça a escolha mais saudável e de acordo com suas necessidades!