Existe relação entre vacinas contra Covid-19 e HIV? Entenda o que diz a ciência

Por Metropoles 23/10/2020 10h10
Por Metropoles 23/10/2020 10h10
Existe relação entre vacinas contra Covid-19 e HIV? Entenda o que diz a ciência
vacina - Foto: Divulgação

Na corrida para encontrar uma vacina contra o coronavírus, várias fórmulas estão sendo criadas e testadas ao redor do mundo. Para levar as imunizações até os locais onde devem agir, a maioria usa vetores: os vírus atenuados são uma espécie de veículo para a vacina.

Entre as imunizações sendo testadas, algumas usam adenovírus modificado para carregar o código genético das proteínas spike do coronavírus. Dessa forma, o sistema imunológico aprende a reconhecê-lo sem ter contato direto com o Sars-CoV-2.

Porém, cientistas da Universidade da Califórnia e da Pesquisa de Prevenção do HIV no Departamento de Saúde Pública de São Francisco, nos Estados Unidos, se mostraram preocupados com a escolha de alguns vetores específicos.

Em carta publicada na revista científica The Lancet, o time, liderado pela pesquisadora Susan Buchbinder, alerta para o uso do adenovírus tipo 5 (Ad5) como vetor de vacina. Há uma década, foram feitos testes para uma imunização contra o HIV que usava o vetor e a fórmula acabou deixando os pacientes mais vulneráveis ao vírus da Aids.