Medalhista paralímpico, alagoano Yohansson do Nascimento anuncia aposentadoria

Alagoano deixa as pistas para se candidatar à vice-presidência do Comitê Paralímpico do Brasil

Por Da redação com Gazeta Web 17/10/2020 08h08
Por Da redação com Gazeta Web 17/10/2020 08h08
Medalhista paralímpico, alagoano Yohansson do Nascimento anuncia aposentadoria
Yohansson Nascimento venceu deixando o Brasil com boas chances de dobradinha. - Foto: Divulgação

O atleta alagoano Yohansson do Nascimento, vencedor de seis medalhas paralímpicas e 11 mundiais, vai pendurar as sapatilhas. Aos 33 anos, ele já se encontrava qualificado para a Paralimpíada de Tóquio 2020, mas escolheu se aposentar do atletismo para concorrer a vaga de vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).

Mesmo em boa fase, o atleta explicou o que o motivou a tomar essa decisão e reiterou a dificuldade de sua escolha. "Uma decisão muito difícil de tomar como atleta, porque como todos sabem, eu tenho índice para Tóquio. No Mundial do ano passado, eu fiz a melhor marca da minha vida nos 100m", afirma Yohansson.

"Conquistei aquele pódio fantástico ao lado do Petrúcio e do Washington e eu sabia que para estar me candidatando à vice-presidência do CPB, eu teria que abrir mão dessa minha vaga e desse meu sonho de estar indo em busca de mais medalhas", finaliza o medalhista paralímpico.

Com 15 anos de carreira profissional, Yohansson possui 25 medalhas nas seguintes competições: 6 em Jogos Paralímpicos, 11 em Campeonatos Mundiais e 8 em Jogos Parapan-Americanos.O intuito é retribuir o que o esporte lhe proporcionou como atleta.

Próximos passos


Mesmo deixando as pistas, Yohansson seguirá realizando treinamentos e não se vê longe das raias. A diminuição da intensidade nas atividades é a principal mudança apontada pelo futuro ex-atleta.

"Não tem como deixar de treinar. Independente do resultado das eleições no dia 30, eu continuarei praticando atividade física, frequentando as pistas, o que vai mudar vai ser só o ritmo de treino, que vai dar uma diminuída", disse o atleta.

Yohansson avalia positivamente seus anos representando o Brasil nas competições. "O balanço que eu faço é de uma carreira vitoriosa. Eu consegui ganhar todas as medalhas possíveis. Foi uma carreira vitoriosa. Então eu fico satisfeito em tudo que eu fiz. E ainda sabendo que mesmo que eu quisesse continuar no próximo ano eu tinha muita chance de conquistar mais um pódio e melhorar a marca nos 100m", finaliza.

A eleição será realizada no dia 30 de novembro, no CPB. Mizael Conrado é candidato único ao cargo de presidente. Yohansson Nascimento concorre com Ivaldo Brandão Vieira para vice. E há oito nomes indicados para o Conselho Fiscal.