Alagoano é eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais

09/10/2020 10h10
09/10/2020 10h10
Alagoano é eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais
Abio - Foto: Abio

O diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), nessa quarta-feira (7), e se tornou o primeiro alagoano no cargo.

Criada em 1943, a rede, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, representa o conjunto das organizações governamentais, dentro da estrutura federativa, responsáveis pela publicação dos atos oficiais dos diversos níveis de governo e, atualmente, reúne 17 entidades associadas, além da Imprensa Nacional.


Dagoberto Omena torna-se o primeiro alagoano à frente da Abio, conglomerado de direito privado interessado no aperfeiçoamento da prestação dos serviços de produção, publicação, tratamento, preservação e integridade dos atos oficiais - historicamente concentrados nos Diários Oficiais de cada Estado e da União.

Como presidente da Abio, Omena representará o Brasil na Red de Boletines Oficiales de América (RedBoa) - composta por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, El Salvador, Honduras, México, Paraguai e Uruguai - e no Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa (IOLP) - do qual também participam Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

De acordo com o presidente eleito, o principal compromisso da nova gestão é com o fortalecimento da entidade no cenário internacional.

Ainda no contexto de promoção do intercâmbio com organizações estrangeiras, Omena revelou o interesse em sediar o próximo encontro do IOLP em solo brasileiro. "Nossa intenção é trazer o encontro do Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, em 2021, para Alagoas", enfatizou o novo presidente da Abio.

Abio

Criada em 1943, a Associação Brasileira das Imprensas Oficiais reúne as Imprensas Oficiais das seguintes localidades: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.