Profissionais da Educação são exonerados após participarem de ato da oposição em Limoeiro de Anadia
14 diretores e 06 coordenadores foram exonerados pelo prefeito da cidade
20 profissionais da Educação de Limoeiro de Anadia foram pegos de surpresa e exonerados de seus respectivos cargos, após participarem de um evento ao lado do ex-prefeito Marlan Ferreira.
Marlan, que antes era aliado, é candidato de oposição ao prefeito Marcelo Rodrigues, que disputa a reeleição. A disputa política acabou respingando em 14 diretores e 06 coordenadores de escolas do município.
Segundo material enviado ao Portal Já É Notícia, o prefeito Marcelo Ferreira teria pressionado contratados e comissionados a votarem nele nestas eleições municipais, mas os coordenadores e diretores apareceram publicamente ao lado do ex-prefeito Marlan Ferreira, em uma ação política no último domingo, 04, o que resultou nas exonerações.
Nas redes sociais, um dos ex-servidores desabafou, explicando que trabalhou durante anos na área de Educação de Limoeiro de Anadia, mas em 2019 precisou fazer tratamento médico e uma cirurgia. "Para concluir, durante esse período eleitoral, o prefeito disse que eu deveria votar nele porque durante a cirurgia fiquei recebendo em casa. Ou ele não conhece a lei, ou se faz. Pedi para ele fazer um exame de consciência e ver se tenho motivos de votar nele. Então, recebi minha demissão. Mas saio com a consciência de dever cumprido e que quando ele diz que é 'empregado do povo' é apenas da boca para fora, pois durante esse tempo de mandato não fez o seu trabalho", disse o ex-servidor municipal.
Resposta da Prefeitura
O Portal Já É Notícia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, e em nota foi informado que as exonerações ocorreram dentro da legalidade e que a denúncia de causa política nas exonerações trata-se de uma fakenews.
Leia a nota oficial da Prefeitura de Limoeiro de Anadia sobre exonerações
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia informa que, no uso de suas atribuições e em total observância a necessidades legais e administrativas, procedeu com a exoneração de 14 diretores de escolas e 6 coordenadores. Desde o início do ano, o município tem enfrentado ondas de desinformação. Com a proximidade das eleições, estas ações vem se intensificando. Durante quatro anos, toda a gestão foi fundamentada no pleno gozo à liberdade de expressão e de escolhas por parte de todos que a compunham, e não seria diferente neste período.
Embora não seja novidade que mentiras sejam instrumentalizadas para fins eleitoreiros, a Gestão Municipal se reserva no direito e no dever de permanecer partindo dos princípios da impessoalidade e da moralidade, não aceitando que esse tipo de prática seja disseminada no âmbito do serviço público – principalmente quando se trata da rede municipal de Educação.
A gestão reforça, outrossim, que as decisões estão respaldadas no artigo 37 da Constituição Federal, e repudia que grupos com fins políticos reforcem a máquina de fakenews contra a totalidade de servidores públicos e seu trabalho desenvolvido de forma séria na administração pública, na estéril tentativa de atingir diretamente o atual gestor e inviabilizar um pleito justo, legal e propositivo quanto às melhorias das condições da população limoeirense.
Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia