Brasil ocupa sexta posição entre países que menos estudam outro idioma

No país, estudantes dedicam apenas 1,8 horas por semana no estudo de outras línguas

Por Agência Educa Mais Brasil 05/10/2020 16h04
Por Agência Educa Mais Brasil 05/10/2020 16h04
Brasil ocupa sexta posição entre países que menos estudam outro idioma
Brasileiros estudam cerca de 1,8 horas, por semana, outro idioma - Foto: Divulgação

Entre 79 países analisados no relatório “Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso”, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a sexta posição entre aqueles que menos estudam línguas estrangeiras. A avaliação de todos os países foi feita com base nos dados do Pisa 2018.


Enquanto no Brasil a média de aulas de idiomas dos estudantes é de 1,8 horas por semana, a média dos outros países analisados foi de 3,6 horas. O país ficou à frente apenas da Austrália (1,2), Nova Zelândia (1,2), Brunei (1,6), Reino Unido (1,7) e Malásia (1,7).


De acordo com o relatório, os alunos brasileiros estudam 25,7 horas por semana, sendo 3,8 horas são dedicadas à língua nativa e Matemática
e 2,9 horas para ciências. O documento também aponta ainda que “passar de uma hora ou menos o tempo de aprendizagem de língua nativa para três levou a uma melhora na leitura entre os alunos desfavorecidos”.


Em contrapartida, Luxemburgo é o país onde os alunos mais estudam a línguas estrangeiras no mundo. São 6,2 horas por semana. A Costa Rica é o país que lidera na América Latina. Os estudantes caribenhos passam 5,7 horas semanais aprendendo outros idiomas. Segundo o documento, ainda não existe um consenso sobre quanto tempo os alunos devem dedicar às aulas regulares a cada semana.


“É importante garantir que o tempo de aprendizagem seja produtivo para que os alunos possam desenvolver suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais de forma equilibrada”, diz o relatório.


Idioma com o Educa Mais Brasil


Tem a vontade de aprender algum idioma? Faça o Teste de Nivelamento do Educa Mais Brasil. Apostar cada vez mais no domínio do idioma pode ajudar qualquer pessoa a alçar voos mais altos. Além disso, com o Educa Mais Brasil você pode conseguir uma bolsa de estudos com até 70% de desconto em diversos cursos, não só de idiomas. Acesse o site do programa e confira.