Anvisa reduz exigências e simplifica registro para vacinas contra a Covid-19

Agência publicou nota técnica nesta terça-feira (29)

Por Da redação com G1 29/09/2020 20h08
Por Da redação com G1 29/09/2020 20h08
Anvisa reduz exigências e simplifica registro para vacinas contra a Covid-19
Crianças devem tomar a segunda dose da vacina - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Uma nota técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (29) reduz a documentação inicial e simplifica o registro para vacinas da Covid-19. O nome do procedimento é "submissão contínua".

A medida, exclusiva para o registro de imunizantes contra o coronavírus, foi tomada para "tornar mais rápida a análise de dados", segundo a Anvisa.

A empresa deverá entrar com um protocolo junto à reguladora, mas sem a necessidade de todos os documentos técnicos e requerimentos. Com o tempo, o material completo será enviado para a agência.

Com o projeto da vacina em mãos, a Anvisa estabeleceu um prazo de até 20 dias para dar resposta à farmacêutica ou instituição interessada. De acordo com a agência reguladora, "o procedimento de submissão contínua não afeta em nada o padrão de qualidade requerido".

"A estratégia tem como objetivo acelerar a disponibilização à população brasileira de vacinas contra o novo coronavírus, desde que garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia".