Após anúncio de estádio fechado, prefeita de Guayaquil desmente informação

Surto de Covid que afetou a delegação do Flamengo gerou impasse entre autoridades locais. Conmebol não se pronunciou

Por Globo Esporte 22/09/2020 16h04 - Atualizado em 22/09/2020 16h04
Por Globo Esporte 22/09/2020 16h04 Atualizado em 22/09/2020 16h04
Após anúncio de estádio fechado, prefeita de Guayaquil desmente informação
Dirigentes do Flamengo com autoridades em Guayaquil - Foto: Jornal Expreso, do Equador

Após visita ao hotel onde o Flamengo está hospedado em Guayaquil, autoridades sanitárias do Equador deram entrevista dizendo que interditaram o estádio Monumental, palco da partida contra o Barcelona, nesta terça-feira, pela Libertadores. Desta forma, a partida estaria suspensa. A prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri, no entanto, utilizou sua conta no Twitter para desmentir o fechamento do local.

Há um impasse entre as autoridades equatorianas. A Conmebol ainda não se pronunciou.

Em entrevista no hotel do Flamengo, Carlos Luis Salvador, diretor de saúde e higiene de Guayaquil, afirmou que o estádio está interditado e que não receberia a partida desta terça.

- Hoje, o estádio Monumental está inabilitado. Ao menos neste estádio hoje não haverá jogo de futebol entre Barcelona e Flamengo. Enviamos uma carta para a Conmebol - disse Carlos Luis Salvador.

Logo depois, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, afirmou que aguardava apenas a confirmação do Conmebol.

- O Flamengo respeita e é cumpridor das determinações das autoridades locais. Disseram que o estádio não está mais apto a receber uma partida de futebol. Vamos aguardar o comunicado oficial da Conmebol para voltarmos ao Brasil - disse o dirigente.

A delegação do Flamengo, no entanto, não contava com o impasse entre as autoridades médicas e políticas equatorianas. Prefeita da cidade, Cynthia Viteri negou a informação da interdição do estádio.

- O estádio Monumental não está interditado. Estamos esperando o pronunciamento do ministro da saúde para estabelecer se haverá ou não o jogo. Seguiremos o protocolo que o Ministério recomendar - publicou a prefeita.

O Comitê de Emergência Nacional disse ser a favor da manutenção do jogo com o cumprimento do protocolo de isolamento dos atletas que testaram positivo. Há, no entanto, o reconhecimento de que a capacidade de interdição do estádio Monumental é de responsabilidade das autoridades de Guayaquil

- Nossa opinião é de que o protocolo aprovado seja respeitado e cumprido integralmente. E o protocolo não fala em suspender partidas, e sim em quais são os procedimentos em casos positivos, que devem ficar em isolamento. Os jogadores que deram negativo, podem participar da partida. Sabemos que o risco vai sempre existir - disse Alex Anchundia, subsecretário do COE Nacional.

A lista completa dos que testaram positivo no Equador:

Bruno Henrique
Isla
Diego
Filipe Luís
Michael
Matheuzinho
Vitinho
Marcio Tannure (médico)
Juan (auxiliar)