Oficial da PM-AL ministra instruções em estágio preparatório da ONU
Tenente Rodolfo Esperidião foi convidado do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Um oficial da Polícia Militar de Alagoas ministrou uma série de instruções no Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) 2020.2. A atividade foi realizada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro - parte do Comando de operações terrestres, que gerencia a preparação e o envio de brasileiros para missões de paz. A convite do Exército Brasileiro, o tenente Rodolfo Esperidião, lotado no Estado-Maior Geral foi um dos responsáveis por contribuir com a formação que encerrou no último dia 18. Confira detalhes clicando aqui.
O objetivo do curso é preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na Coordenação Civil-Militar. O tenente alagoano levou instruções sobre Estrutura e organização básica da ONU; A tarefa de oficial de ligação e o compartilhamento de informações e sobre Suporte a ações humanitárias.
A turma foi composta por 30 estagiários, sendo: 15 cadetes do último ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); cinco cadetes em formação pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e 10 civis universitários que já atuam na área humanitária (oriundos da PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRRJ, UNESP e USP).
De acordo com o próprio CCOPAB, a atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de uma semana), em que foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. A segunda, presencial (uma semana), em que foram abordados assuntos do Specialised Training Material.
“Para mim é sempre uma satisfação imensa representar a Polícia Militar de Alagoas em missões externas. Como instrutor convidado no CCOPAB fiz parte de um time extremamente qualificado com a incumbência de passar o conteúdo para uma turma mista de militares, policiais e civis. Só tenho a agradecer a oportunidade e continuar trabalhando para bem representar nossa Corporação e nosso Estado sempre”, destacou o tenente Esperidião.
O militar alagoano figura entre os integrantes da Corporação que já serviram às Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Por dois anos, o tenente Esperidião cumpriu missão no Sudão do Sul, localizado no nordeste do continente africano. Em reconhecimento ao trabalho realizado, o oficial foi condecorado pela ONU com duas medalhas.