Saiba como irá funcionar a prova de vida do INSS para evitar aglomerações

Por Redação com Brasil Econômico 22/07/2020 14h02 - Atualizado em 22/07/2020 17h05
Por Redação com Brasil Econômico 22/07/2020 14h02 Atualizado em 22/07/2020 17h05
Saiba como irá funcionar a prova de vida do INSS para evitar aglomerações
Foto: Divulgação
Para evitar aglomerações de idosos, que fazem parte do grupo de risco de contaminação pelo novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá começar em agosto uma novidade na nova etapa de testes dos aposentados e pensionistas que precisam fazer a prova de vida anual.

De acordo com o INSS, a medida é para que os aposentados não precisem se dirigir até as agências bancárias. Para tanto, deverá ser usado o reconhecimento facial a partir do envio de uma 'selfie' do beneficiário.

O aposentado deverá tirar uma foto de si próprio e submeter à analise do sistema do INSS. A iniciativa, porém, é um projeto-piloto que envolverá apenas uma pequena parte dos aposentados, cerca de 550 mil beneficiários.

No ano passado, também em agosto, o INSS já havia anunciado testes com biometria para substituir a prova de vida tradicional e presencial.

O INSS não dá detalhes de como pode ser feita essa análise das selfies dos aposentados , mas uma possibilidade é fazer comparações com documentos com fotos em nome dos beneficiários, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que precisa ser atualizada a cada três anos para quem tem mais de 65 anos.

Outra opção seria fazer com que os aposentados se apresentassem uma vez para cadastrar sua imagem e, a partir disso, pudessem fazer a prova de vida à distância com a comparação entre a imagem cadastrada e a nova enviada pelo aposentado. Ainda não há, porém, a definição de uma diretriz para o teste do INSS.