Donald Trump ameaça bloquear TikTok nos Estados Unidos

Por Redação 08/07/2020 15h03 - Atualizado em 08/07/2020 19h07
Por Redação 08/07/2020 15h03 Atualizado em 08/07/2020 19h07
Donald Trump ameaça bloquear TikTok nos Estados Unidos
Foto: Divulgação
Em retaliação à China, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ameaçou bloquear o aplicativo TIkTok no País. Segundo Trump, o "regime de Pequim é o responsável pela pandemia de coronavírus".

"É algo que estamos vendo, sim", afirmou Trump em entrevista à emissora Gray Television. "É um grande negócio. Veja, o que aconteceu com a China com esse vírus, o que eles fizeram neste país e no mundo inteiro é vergonhoso."

Segundo Trump, a China usa o aplicativo, que pertence à empresa chinesa ByteDance, para espionar seus usuários em todo o mundo.

Em junho, usuários do TikTok e fãs de k-pop disseram ter sido responsáveis pelo esvaziamento do primeiro comício em meses de Trump.

Os grupos pediram que as pessoas se cadastrassem para ir ao evento em Tulsa, no estado de Oklahoma, sem a real intenção de comparecer, inflando o número previsto de espectadores para 1 milhão. O público foi de 6.200 pessoas.

Embora Trump ainda não tenha anunciado medidas mais concretas contra o aplicativo, o TikTok está sendo investigado pela Comissão Federal de Comércio e pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Ainda segundo o governo dos EUA, o aplicativo estaria coletando informações de crianças menores de 13 anos sem a autorização dos pais. "Acomoda usuários com menos de 13 anos em uma experiência limitada de aplicativo que introduz proteções adicionais de segurança e privacidade projetadas especificamente para um público mais jovem", contou o porta voz dos EUA.

A empresa afirma que nunca forneceu dados do usuário ao governo chinês, "nem o faríamos se solicitado."

Na segunda-feira, o TikTok anunciou a suspensão do aplicativo em Hong Kong, em reação às manobras de Pequim para censurar a internet no território semiautônomo.