Após ficar internado com respiração mecânica, GM morre com suspeita de coronavírus

Por Redação 20/04/2020 16h04 - Atualizado em 20/04/2020 20h08
Por Redação 20/04/2020 16h04 Atualizado em 20/04/2020 20h08
Após ficar internado com respiração mecânica, GM morre com suspeita de coronavírus
Foto: Cortesia
Morreu na noite desse domingo (19), o guarda municipal Roberto Lucas da Silva, de 67 anos, com suspeita do novo coronavírus. O profissional estava internado no Hospital da Mulher havia uma semana.

Roberto, por ser do grupo de risco, estava afastado de suas atividades profissionais desde o final do mês de março. Ele sentiu-se mal na semana passada e procurou a Unidade de Pronto Atendimento do Trapiche (UPA), e foi transferido para o Hospital da Mulher, onde ficou internado com respiração mecânica, mas morreu, na noite de ontem.

O agente de segurança foi sepultado na tarde desta segunda-feira (20), apenas com a presença de familiares.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social emitiu nota a respeito:

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informa que, em cumprimento ao Decreto Municipal nº 8.846, todos os seus servidores que fazem parte de grupo de risco estão afastados ou em regime de teletrabalho. Desta forma, o guarda municipal - que era idoso - não estava trabalhando desde o final do mês de março. Na semana passada, o GM passou mal e procurou a Unidade de Pronto Atendimento do Trapiche.

No dia seguinte, foi transferido para o Hospital da Mulher com suspeita de covid-19, onde foi colocado em respiração mecânica. Seu falecimento ocorreu na noite desse domingo (19) e o sepultamento foi realizado no início da tarde desta segunda-feira (20), restrito aos familiares.

A Semscs informa, ainda, que os servidores da Guarda Municipal de Maceió poderão fazer testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus no Centro Médico Hospitalar da PMAL. A medida é resultado de parceria com a Polícia Militar de Alagoas. Para isto, é necessário apresentar, ao menos, dois dos sintomas conhecidos da doença, e um desses sintomas deve ser respiratório. Neste caso, o primeiro passo é encaminhar a situação para conhecimento da Secretaria, que vai providenciar o encaminhamento para realização do teste com a PM, após procedimento de triagem.