Veja as inovações que prometem revolucionar o setor de viagens até 2040

03/02/2020 23h11 - Atualizado em 04/02/2020 02h02
03/02/2020 23h11 Atualizado em 04/02/2020 02h02
Veja as inovações que prometem revolucionar o setor de viagens até 2040
Foto: Pixabay

O relatório intitulado “The Future Travel Experience” mostra as inovações que vão dominar o mercado de viagens mundial, nos próximos 20 anos. Divulgado pela empresa de seguros de viagem Allianz Partners, a publicação foi baseada na série “O Mundo em 2040”, do renomado futurólogo Ray Hammond.

O conteúdo revela, entre outros tópicos, que as viagens virtuais se tornarão realidade e que os sistemas de reconhecimento facial deverão monitorar os passaportes e os cartões de embarque.  

Até 2040, as viagens internacionais serão bem mais rápidas e amplamente sustentáveis, proporcionando uma experiência agradável para os turistas. O número de passageiros nas companhias aéreas deverá dobrar e a tecnologia fará sua parte, desenvolvendo sistemas de reconhecimento facial que substituirão passaportes e cartões de embarque, agilizando o check-in.

A tecnologia também irá favorecer os hotéis, com assistentes de software que terão funções de atendimento e orientação automática para os hóspedes. Alguns terão até robôs para transportar bagagens.

Outra tendência é que os tours virtuais se tornem realidade. Visitas à quartos de hotéis, restaurantes, museus, festivais, entre outros, será possível com o uso da tecnologia multissensorial de realidade virtual aumentada. Isso deve favorecer a escolha de determinados destinos turísticos.

A locomoção será melhorada em muitas partes do mundo. Computadores e a "Internet das Coisas" (IoT) farão o controle e a conexão das redes ferroviárias, permitindo que os trens circulem com maior velocidade.

Os cruzeiros marítimos serão mais sustentáveis. Os grandes navios usarão o Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível, produto menos poluente, que garante baixa emissão de gases de efeito estufa.
A tendência é que o setor de cruzeiros continue em expansão, com novos destinos principalmente na Ásia.

Entre outras previsões, é possível que em 2040 os destinos fora da planeta se tornem comuns para os viajantes que buscam novas experiências, como um voo até a Lua para contemplar a Terra de outros pontos do espaço.