6 Dicas para escalar o seu negócio

09/01/2020 16h04 - Atualizado em 09/01/2020 19h07
09/01/2020 16h04 Atualizado em 09/01/2020 19h07
 Se pararmos para analisar tudo ao redor vemos as transformações em todos os lugares. Seja na maneira como nos deslocamos de um ponto da cidade para outro até na forma como interagimos socialmente através dos aplicativos e redes sociais.

Não é para menos que, hoje em dia, o número de consumidores que realizam suas compras online aumenta exponencialmente a cada momento. E até mesmo as compras feitas pelos computadores estão sendo substituídas pelas feitas por dispositivos móveis.

Por isso, a grande importância de possuir um negócio que seja escalável e esteja dentro da onda que o mundo prega. Abaixo temos algumas dicas de como replicar e escalar a sua empresa.

1. Torne Seu Negócio Replicável

O primeiro passo para tornar seu negócio replicável é padronizar os processos. Assim, é possível produzir em larga escala sem que seja necessário aumentar seus custos de produção.
Portanto, inclua a replicabilidade em seu modelo de negócio para que ele apresente uma alta escalabilidade.

2. Avalie se Sua Empresa Deve Operar Internacionalmente

Antes de investir no mercado externo é fundamental avaliar se sua empresa tem o potencial necessário para operar internacionalmente. Este teste para avaliação pode ser feito através da participação dos seus produtos em feiras internacionais ou marketplaces.
Então, ao disponibilizar seus produtos internacionalmente avalie os resultados e veja se é um mercado viável para a sua empresa no momento. Ao realizar este processo você pode evitar custos e despesas com algo que pode não gerar o retorno almejado.

3. Invista em Automatização

Hoje em dia, existem muitos recursos tecnológicos que auxiliam na automatização de processos. Mas por que investir em automação? A resposta é bastante simples! A automação, além de diminuir custos com mão de obra, aumenta a produtividade.
Dessa forma, é possível produzir mais em um tempo menor e com menos funcionários. E não pára por aí, a automação também traz resultados mais precisos e assertivos que diminuem as falhas e erros relativos à sua produção.

4. Alinhe o Marketing e Vendas Com Sua Logística

Para ter um negócio escalável é fundamental realizar ações e campanhas de marketing que atraiam os clientes de seu nicho de atuação. No entanto, ao ganhar mais clientes é necessário cumprir com a nova demanda.
Portanto, não adianta vender mais e não ter sua logística preparada para atender à alta demanda. Afinal, nenhuma empresa deseja frustrar seus clientes, não é verdade? E uma ótima maneira de evitar que isso ocorra é alinhando e preparando as suas equipes!

5. Realize Melhorias Contínuas

Uma empresa escalável deve realizar análises constantes que possibilitem a identificação de pontos de melhorias.
Mas cuidado, pois apesar das melhorias e inovações serem necessárias elas não devem ser priorizadas caso não caibam em seu modelo de escalabilidade. Então, suas melhorias devem estar focadas no aumento da produtividade sem custos adicionais.

6. Valorize Seus Funcionários

A valorização de seus funcionários não pode ser esquecida, pois você contará com uma relação duradoura e saudável com a sua equipe para diminuir custos com processos de recrutamento e treinamento de novos funcionários.
Sendo assim, para manter seus colaboradores motivados ofereça salários compatíveis com os do mercado, benefícios e um ótimo ambiente de trabalho.
Com funcionários sentindo-se valorizados e motivados a possibilidade de eles apresentarem produtividade mais alta é muito maior. Além disso, eles permanecerão mais tempo em sua empresa, diminuindo assim seus custos relativos à contratação de novos funcionários.