Irã diz que vai se vingar dos EUA “na hora e no lugar certos”

Por IG 03/01/2020 17h05 - Atualizado em 03/01/2020 20h08
Por IG 03/01/2020 17h05 Atualizado em 03/01/2020 20h08
Irã diz que vai se vingar dos EUA “na hora e no lugar certos”
Foto: Reprodução/Aljarida

Horas após a morte do general Qasem Soleimani, principal nome das forças militares iranianas, em ataque aéreo feito pelos Estados Unidos no Iraque, o conselho nacional de segurança do Irã afirmou que vai se vingar daquele que é considerado por eles como o “maior erro estratégico no Oriente Médio”.

No pronunciamento, reproduzido pelo perfil oficial do conselho iraniano no Twitter, o país foi sucinto. “Nos vingaremos da América no momento e no lugar certos”, afirmou. Três dias de luto oficial foram decretados pelo líder supremo do país, Ali Khamenei.

Qasem foi morto por bombardeio dos Estados Unidos no aeroporto de Bagdá, capital iraquiana, pouco após a embaixada do país americano ser invadida por manifestantes. Em comunicado, os EUA afirmaram que realizaram o ataque para desmontar a organização de outro ataque que supostamente era arquitetado por Qasem contra o país norte-americano.

A embaixada dos Estados Unidos pediu que todos os cidadãos norte-americanos abandonassem o Iraque, o que fez com que o clima de medo e tensão crescesse.