Sugestões para comprar uma TV de acordo com a qualidade do som

11/12/2019 21h09 - Atualizado em 16/12/2019 16h04
11/12/2019 21h09 Atualizado em 16/12/2019 16h04
Sugestões para comprar uma TV de acordo com a qualidade do som
Na hora de comprar uma TV, as pessoas costumam passar batidas por duas coisas muito importantes: a qualidade do som e a conectividade. O tamanho da tela e o preço são sempre os motivos principais da escolha de um aparelho. Contudo, o avanço da tecnologia prejudica o som.

Parece não ter sentido afirmar que, com o avanço da tecnologia, a qualidade sonora das TVs ficou prejudicada. Mas acontece que, por exemplo, os alto-falantes de 5 polegadas foram trocados por outros de 3 para afinar e dar leveza à TV, e essa redução na caixa acústica prejudica o resultado: o som.

Outra mudança que interfere na qualidade do som é a saída de áudio, que já não é mais em direção ao telespectador: o som se projeta perpendicularmente. Não há dúvida que isso afeta a qualidade sonora, mesmo sendo uma excelente TV!

Com certeza você se perguntará como escolher um bom aparelho, com a tecnologia mais moderna, uma imagem perfeita e uma excelente qualidade sonora, não é verdade?

Em primeiro lugar, é importante saber qual o tipo de uso que você pretende dar à nova TV, ou seja, que tipo de consumidor você é:

1- Só gosta de assistir novelas e filmes.

2- Só assiste programas de esportes e jogos de futebol.

3- Você gosta dos jogos de videogame, como Playstation ou Xbox.

Além disso, outro ponto importante é saber onde será instalada a TV: na sala? No quarto? Na copa? Na cozinha? Você já decidiu onde irá instalar a nova TV?

As respostas para essas perguntas ajudarão você a definir o tamanho da tela e o tipo de tecnologia, porque uma TV de 60 polegadas não é aconselhável para o quarto e uma de 32 polegadas não será a melhor escolha se você tiver uma sala muito grande.

Por outro lado, uma TV com tecnologia QLED ou OLED é ideal para assistir jogos de futebol e outros esportes, bem como uma TV LED é ótima o suficiente para assistir os telejornais ou programas de entrevistas.

Porém, o problema da qualidade de som é a mesma em todos os aparelhos e, por causa disso, as dicas a seguir são interessantes.

Procurar a melhor qualidade de som

Às vezes é preferível gastar menos numa TV e comprar um Home Theater que, mesmo não sendo o mais moderno no mercado, melhorará a qualidade sonora da TV.

Por isso, na hora de comprar uma TV, é melhor não ficar obsessivo com o som. Deve prestar atenção, com certeza, a todas as funções, inclusive o som, mas sabendo que não é preciso investir alto na TV, pois com um Home Theater acabará tendo uma excelente solução. Se você ficar obsessivo quanto à qualidade do som da TV, acabará pagando um preço muito alto, talvez fora do seu orçamento!

Prestar muita atenção à conectividade

Comprar uma TV sem olhar as conexões que ela tem é um grande erro, pois a conectividade numa TV é fundamental e você deverá sempre prestar atenção a isso. Mais ainda se decidiu comprar um Home Theater!

Quando decidir comprar uma nova TV, você deverá anotar quais dispositivos irá conectar à televisão para saber quantas entradas HDMI e USB vai precisar. Ainda mais se fará a conexão com um equipamento antigo (um notebook velho ou um antigo reprodutor de DVD, por exemplo).

A conexão HDMI permite levar sinal de áudio e vídeo. Portanto, se a sua ideia é conectar um console de videogame e um Home Theater, precisará minimamente de duas entradas HDMI.

O aconselhável é ter mais entradas, porque se você tiver também um receptor de TV a cabo, vai precisar dessa conexão o tempo inteiro! Como não é aconselhável ficar ligando e desligando os cabos toda vez que quiser jogar videogame ou ver arquivos que estão no seu notebook, é sempre melhor poder contar com várias entradas HDMI.

As entradas USB também são muito importantes, principalmente se você quiser assistir na tela da TV vídeos que estão guardados em pendrives.

Assim, prestando atenção a estas dicas, certamente a sua compra será efetivamente positiva.