As 5 principais VPNs gratuitas e seguras

Por Já é Notícia 05/12/2019 09h09 - Atualizado em 05/12/2019 15h03
Por Já é Notícia 05/12/2019 09h09 Atualizado em 05/12/2019 15h03
As 5 principais VPNs gratuitas e seguras
Foto: Cortesia

Como a maioria de vocês provavelmente já sabe, uma VPN é um software online avançado que permite que você se conecte com a Internet através de servidores que ocultam, por assim dizer, seu computador. Uma explicação simplificada de como uma VPN funciona é que ela redireciona sua conexão com a Internet para um servidor remoto. Esse servidor criptografa sua conexão e atribui a você um novo endereço IP, que não está associado à sua localização física.

Você obtém muitas vantagens ao usar uma VPN, e a mais importante delas, na opinião de muitas pessoas, é navegar na Web de forma anônima. Você ficará totalmente oculto do seu ISP, das agências governamentais e de hackers. Isso aumenta sua privacidade online e proporciona a você um nível mais alto de proteção contra cibercriminosos.

Você deve obter uma VPN gratuita?

Não é surpresa que serviços gratuitos não ofereçam os mesmos recursos que serviços premium, e as VPNs não são uma exceção. No entanto, se a privacidade é sua maior preocupação, você pode encontrar provedores de VPN não chineses respeitáveis, ​​que oferecem uma opção gratuita. Haverá algumas limitações, pois o provedor reservará alguns recursos, servidores e locais para seus clientes pagantes.

Os provedores de VPN listados abaixo oferecerão um serviço de qualidade relativamente alta sem que você precise desembolsar nem um centavo. Meus critérios para adicionar VPNs a esta lista são: boa velocidade, política de não registro e pertencer a uma empresa respeitável. Além das breves análises de VPN, listaremos os pontos positivos e negativos de cada uma, para que você possa escolher a melhor para você.

1. ExpressVPN – Experimente sem riscos por 30 dias

Ela é amplamente reconhecida como uma das melhores VPNs do mercado, e o custo da assinatura mensal reflete isso. No entanto, ela ocupa o lugar mais respeitado em nossa lista, graças a uma garantia de reembolso de 30 dias, sem perguntas. 

Isso significa que você pode usar a melhor VPN por um mês, sem nenhum custo. Isso é uma ótima solução se estiver viajando para a China ou para a Rússia por algumas semanas, quiser assistir ao conteúdo com bloqueio geográfico ou testar o serviço por 30 dias.

A ExpressVPN é compatível com a maioria dos principais serviços de streaming, como Netflix, Hulu, Disney Plus e BBC iPlayer. Você também receberá a segurança de dados de alto nível: sem spam, sem anúncios e sem malware. Este é um serviço premium em todos os sentidos da palavra. E sim, também verificamos: o reembolso total é realmente simples e rápido.

        Por que você deveria dar uma chance: com mais de 2.000 servidores em 148 locais e 90 países, você pode se conectar com servidores de todo o mundo. Ela oferece proteção completa à privacidade e usa apenas servidores altamente criptografados. Ela funciona em países como a China e a Rússia e ultrapassa os bloqueios geográficos de serviços de streaming como a Netflix. O vpnMentor.com, um dos principais sites de comparação de VPNs, lista a ExpressVPN como o serviço número 1 de VPN em várias categorias.

        Por que você não deveria dar uma chance: não há nenhum motivo.

Plataformas suportadas: Windows, macOS, Android, iOS, Android TV, Linux, Chrome, Firefox e vários roteadores.

2. Hotspot Shield – Obtenha 15 GB de graça por mês

A Hotspot Shield permite que todos os usuários acessem seus servidores Hydra super-rápidos e, quando eu a testei, era realmente mais rápida que a maioria das outras VPNs, gratuitas ou pagas. Ela oferece aos usuários 500 MB de dados por dia, chegando a cerca de 15 GB por mês.

Essa é uma VPN ideal para navegar com segurança e de graça, desde que você a use com moderação, já que 500 MB por dia podem ser gastos rapidamente. Ela possui um kill switch, criptografia AES de 256 bits, política de não registro e acesso a vários servidores.

Tentei assistir ao conteúdo da Netflix com bloqueio geográfico e fui bloqueado. Você precisará obter a versão premium para os servidores da Netflix. No entanto, consegui assistir ao Hulu. O torrent também é permitido em todos os servidores.

        Por que você deveria dar uma chance: com servidores de alta velocidade, você poderá navegar na Web sem precisar esperar o carregamento das páginas. Você ficará completamente anônimo online.

        Por que você não deveria dar uma chance: o limite diário de 500 MB se esgota rapidamente, deixando você exposto.

3. Windscribe – Protege seus dados

Você receberá 10 GB de dados por mês com a versão gratuita da Wndscribe. Esse é um dos motivos pelos quais eu a coloco como um dos melhores serviços de VPN gratuitos que você pode usar. Você pode ganhar 5 GB adicionais twittando sobre ela ou adicionar mais 1 GB se indicar um amigo.

Existem alguns recursos aos quais os usuários gratuitos podem desfrutar, como o R.O.B.E.R.T, um bloqueador de anúncios e malware embutido. A empresa possui uma política de privacidade detalhada que afirma claramente quais dados ela armazena, e eles não incluem armazenamento de dados pessoais. A Windscribe também possui criptografia e segurança de alto nível, tanto no aplicativo quanto na extensão do navegador. O software possui uma interface fácil de usar e guias de uso e instalação.

Uma das principais limitações dessa VPN é que usuários gratuitos podem acessar servidores apenas em 10 países, em vez dos 50 países aos quais os assinantes premium têm acesso. No entanto, a maioria desses servidores da Windscribe permite torrent.

        Por que você deveria dar uma chance: porque ela fornece 10 GB de dados mensais e suporta torrents.

        Por que você não deveria dar uma chance: a rede do servidor disponível é muito pequena se comparada à versão paga. O serviço também armazena alguns dados quando conectado.

Plataformas suportadas: Windows, macOS, Android, iPhone, Linux, Chrome e Firefox

4. Hide.me – Sem restrições e suporte à qualidade

Este é um ótimo serviço para quem procura estabilidade e confiabilidade. Uma das coisas legais da Hide.me é que ela não impõe muitas restrições à VPN gratuita. Ela é livre de anúncios e até usuários gratuitos podem entrar em contato com o suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana. O lado ruim é que existem servidores em apenas cinco países, e você não poderá fazer streaming da Netflix e do Hulu. Por outro lado, é permitido torrent em todos os servidores.

        Por que você deveria dar uma chance: boas velocidades de transferência de arquivos e navegação rápida, políticas de armazenamento de dados que garantem privacidade, serviço gratuito para toda a vida.

        Por que você não deveria dar uma chance: o número de servidores é muito limitado, e você recebe apenas 2 GB de dados por mês.

Plataformas suportadas: Windows, macOS, Android, iOS, Linux, Chrome, Firefox, Windows Phone, Amazon Fire OS. Pode ser instalada em roteadores.

5. ProtonVPN – fornece excelente segurança online

O serviço gratuito da ProtonVPN é bom, mas não tão bom quanto o serviço premium. Embora a velocidade da conexão da VPN gratuita seja significativamente mais lenta, não há limite diário ou mensal de dados. Alguns servidores permitem torrent, mas você provavelmente não poderá ignorar o erro de proxy da Netflix. 

A interface do usuário é fácil de usar e intuitiva, além disso, funciona com várias plataformas. Os servidores criptografados da ProntonVPNs protegerão seus dados contra hackers enquanto você estiver navegando na Web.

Por que você deveria dar uma chance: não há limites de dados, e oferece os mais altos padrões de privacidade para protegê-lo.

Por que você não deveria dar uma chance: com servidores em apenas 3 países, suas opções são muito limitadas. Velocidades de conexão mais baixas que a média, e não funciona com sites de streaming.

Plataformas suportadas: Android, Windows, macOS, iOS e Linux.

As complicações que vêm com os serviços de VPN gratuitos

Ao testar diferentes serviços de VPN gratuitos, encontrei ofertas de muitos provedores que pareciam boas demais para ser verdade.  E uma regra importante da vida que aprendi é que, se uma empresa declara que oferece seu produto gratuitamente, é importante dar uma olhada longa e detalhada no motivo.  A empresa está realmente cuidando do meu melhor interesse? Em caso afirmativo, como é que eles conseguem administrar seus negócios com eficiência?

Uma das coisas mais chocantes que descobri é que a China, um dos países mais rigorosos em matéria de liberdade online, é a sede de alguns dos muitos provedores de serviços de VPN gratuitos.

Sim, a China.

Isso é apenas um ponto que torna as VPNs gratuitas problemáticas e por que é melhor evitá-las. Na verdade, a maioria dos provedores chineses afirma abertamente que eles armazenarão seus dados e os usarão como bem entenderem. O que traz à tona a questão: vale a pena usar uma VPN gratuita?

Então, vale a pena obter uma VPN grátis?

Como você pode ver, é possível usar uma VPN gratuita por um período curto, mas existem algumas limitações de servidor se você estiver procurando por uma solução de longo prazo. Lembre-se de que, se um desenvolvedor estiver planejando ganhar dinheiro com seu produto, ele tentará monetizar seu uso.

Esse é o principal motivo pelo qual eu sempre recomendo que você faça uma assinatura de VPN paga, porque, por uma pequena taxa, você obtém proteção de primeira linha, velocidade e dados ilimitados, capacidade de fazer streaming e a segurança que vem com uma VPN respeitável. 

É por isso que a ExpressVPN é a minha melhor escolha, e eles oferecem a chance de você testá-la sem riscos. Se não ficar satisfeito, basta cancelar para receber seu dinheiro de volta.