Cadela vira “vigilante” de cemitério após dona ser enterrada

Por Metropoles 27/10/2019 18h06 - Atualizado em 27/10/2019 21h09
Por Metropoles 27/10/2019 18h06 Atualizado em 27/10/2019 21h09
Cadela vira “vigilante” de cemitério após dona ser enterrada
Foto: Prefeitura de Pouso Alege
No cemitério Nossa Senhora da Conceição, que fica no centro de Macapá, Amapá, uma cadela de nome “Pretinha” tem chamado a atenção dos visitantes e funcionários. Há três anos ela “ajuda” na vigilância do local. Alguns funcionários contam que ela chegou quando a dona teria sido enterrada e não saiu mais.

Segundo a diretora do Departamento de Administração de Logradouros e Cemitérios, Camila Francis, servidores antigos relatam que a cadela apareceu no sepultamento de uma mulher. Ela seguiu o caixão, acompanhou o enterro e lá ficou.

Com o tempo, passou a viver entre as lápides e a percorrer todo o cemitério. Ninguém conseguiu identificar qual sepultura ela ficava. Há uma semana, Pretinha teve cria e deu à luz seis filhotes.

“Ela late quando vê alguém estranho. Quando chega à noite ela fica alerta e dá sinal, por exemplo, antes do portão abrir, se for algum estranho, ela vai acuando o intruso, mas ela nunca atacou ninguém nesses três anos que mora aqui”, contou Camila.

Filhotes
Dócil, a cadela ganhou o carinho também dos visitantes, que, além de atenção, oferecem ração. Os seis filhotes, segundo a diretora dos cemitérios, serão doados de forma responsável para quem realmente deseja criá-los.

O nome “Pretinha” ainda não é definitivo. Se ela também for adotada, pode ser rebatizada.

“Eu vou ficar com um, o administrador do cemitério ficará com outro e outras pessoas já demonstraram interesse, mas adoção só com 45 dias de vida. Vamos dar vacinas e castrar a Pretinha. Ela já está na segunda ninhada”, informou.