Após reunião com TJ/AL, taxistas de Maceió decidem suspender protestos

Por Redação 28/08/2019 15h03 - Atualizado em 28/08/2019 19h07
Por Redação 28/08/2019 15h03 Atualizado em 28/08/2019 19h07
Após reunião com TJ/AL, taxistas de Maceió decidem suspender protestos
Representantes dos taxistas durante reunião no TJ/AL, em Maceió - Foto: Caio Loureiro/Ascom TJ/AL
Após reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan, e o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, o representante dos taxistas de Maceió disse que, por enquanto, os protestos por parte dos taxistas ficam suspensos.

Na reunião foram expostas as reivindicações dos taxistas e ficou acertado que uma nova reunião, desta vez com a presença da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), das empresas de ônibus, do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e das lotações, será marcada para os próximos dias.

De acordo com Thiago Holanda, diretor do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi), a principal reivindicação da categoria é a regulamentação do táxi lotação que, segundo ele, se faz necessária de forma urgente. Outro ponto tocado durante o encontro foram as abordagens feitas pelos agentes de trânsito aos profissionais, que alegam haver abuso de autoridade.

O representante dos taxistas também critica o valor de R$ 229,00 cobrado pelo guincho, mais a taxa de depósito de R$ 71,00 sempre que o carro é recolhido pela SMTT por algum tipo de irregularidade. Thiago Holanda ressalta que o valor está acima do permitido em lei.

Sobre a regulamentação do táxi lotação, o presidente do TJ/AL ressaltou ser essa a atitude mais razoável para solucionar o problema da categoria. Tutmés Airan deve discutir o assunto com o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió e representantes das empresas de ônibus da Capital.

Nesta quarta-feira, os taxistas haviam programado uma grande mobilização na capital alagoana, o que foi suspenso após a intervenção do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e o agendamento das reuniões. Além do MPE e do TJ, os taxistas também devem se reunir com o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Kelmann Vieira.