Blitz educativa flagra motociclistas infratores no Centro de Arapiraca

Por Redação com Gazetaweb.com 29/07/2019 13h01 - Atualizado em 29/07/2019 16h04
Por Redação com Gazetaweb.com 29/07/2019 13h01 Atualizado em 29/07/2019 16h04
Blitz educativa flagra motociclistas infratores no Centro de Arapiraca
Agente de trânsito para condutores de motos no Centro de Arapiraca - Foto: Marcelo Amorim/Gazetaweb
A manhã desta segunda-feira (29) serviu como demonstração do descumprimento das leis de trânsito por parte de motociclistas na cidade de Arapiraca. Em pouco mais de 30 minutos, mais de uma dezena de condutores foi pega com alguma irregularidade, entre as quais dirigir sob efeito de álcool, ao passar por apenas um ponto de blitz, na praça Luís Pereira Lima, no centro da localidade. A ação, que reúne diversos órgãos e tem caráter educativo, faz parte das comemorações pelo Dia do Motociclista.

Na fiscalização, executada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) do município, Detran/AL, integrantes do Tiro de Guerra do Exército local e do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), os motociclistas teriam cometido em sua maioria infrações que incluíam problemas com documentação ou mesmo dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como a blitz tem caráter educativo, todos receberam como "punição" a obrigação de participar de palestra "Trânsito Seguro e sem Álcool - uma Responsabilidade de Todos", apresentada pelo tenente Emanoel Costa, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas.

Embora tenham ficado sem receber multa, o também integrante da Lei Seca, José Carlos, destacou que, no caso de dirigir sob o efeito de álcool, a multa pode ultrapassar R$ 2,9 mil, enquanto que os inabilitados pagam mais de R$ 800, caso seja o dono do veículo. No caso da moto pertencer a outra pessoa, segundo ele, são aplicadas duas multas, uma delas pelo fato do proprietário ceder o veículo para alguém conduzir sem CNH.

Entre os condutores que tiveram que assistir a palestra, estava a comerciária Rosenilda Bezerra. Ela teria emprestado a moto para o filho, que também teve que cumprir a medida educativa, sem que estivesse de posse do documento do veículo. "Deixei o documento da moto em Feliz Deserto", argumentava ela, que buscava resolver a questão junto ao Detran.

Enquanto a fiscalização identificava diversos infratores em pouco tempo, a assessoria de comunicação do Hospital de Emergência do Agreste divulgava o boletim de ocorrências do fim de semana, que revelava atendimento a 92 pessoas vítimas de quedas e colisões com motociclistas em apenas dois dias.

A cidade de Arapiraca possui uma das maiores frotas de moto percentualmente do Brasil, conforme constatado pela própria SMTT e também se destaca pela grande quantidade de acidentes com este tipo de veículo. De acordo com tese de doutorado da médica Ana Paula Barbosa, a partir de dados colhidos na mesma unidade hospital, 90% de todas as vítimas de acidentes automobilísticos que dão entrada no hospital são provocadas por motos.