Caixas de borracha que surgiram em praias nordestinas voltam a aparecer em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 07/06/2019 16h04 - Atualizado em 07/06/2019 20h08
Por Redação com Gazetaweb 07/06/2019 16h04 Atualizado em 07/06/2019 20h08
Caixas de borracha que surgiram em praias nordestinas voltam a aparecer em Alagoas
Caixa foi encontrada nesta sexta-feira (07) por banhistas - Foto: Cortesia/Instituto Biota/Gazetaweb
As caixas de borracha que surgiram nas praias nordestinas no ano passado e chamaram a atenção da população e de órgãos ambientais voltaram a aparecer em alguns pontos de Alagoas.

De acordo com o Instituto Biota de Conservação, os materiais foram encontrados nesta sexta-feira (7) em Maceió, em São Miguel dos Milagres e na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.

Segundo o coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefani, as caixas foram encontradas por banhistas, que logo acionaram a equipe de especialistas. Ainda não há informações sobre a quantidade de caixas encontradas hoje e nem como elas ficaram encalhadas nos locais.

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionada e ficará responsável pelos procedimentos cabíveis, tais como recolhimento e análise do material.

As caixas feitas de borracha embalada, provavelmente prontas para serem usadas em alguma indústria. Cada fardo de borracha pesa quase 100 quilos, mas tem uma densidade que o faz flutuar. Apesar de não apresentar perigo aparente para a população, o produto é altamente inflamável.

Relembrando


Em outubro do ano passado, o aparecimento de caixas que aparentavam ser feitas de couro chamou a atenção da população que passava por praias do litoral alagoano e também de outros estados. Os materiais surgiram aos montes nas areias e foram recolhidos para análise de especialistas, que atestaram se tratar de fardos de borracha.