Italiano é detido pela PF com moedas históricas em Maceió

Por Redação com Gazetaweb 17/05/2019 19h07 - Atualizado em 17/05/2019 22h10
Por Redação com Gazetaweb 17/05/2019 19h07 Atualizado em 17/05/2019 22h10
Italiano é detido pela PF com moedas históricas em Maceió
Foto: Reprodução/Gazetaweb
Um italiano foi detido pela Polícia Federal com aproximadamente 20 Kg de moedas históricas em sua residência, nessa quinta-feira (16), no bairro de Ipioca, localizado na região metropolitana de Maceió.

Segundo informações dos agentes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) procurou a Polícia Federal após receber a informação de que o suspeito estava divulgando, por meio das redes sociais, que havia encontrado diversas moedas antigas em uma praia do litoral alagoano.

O material teria sido encontrado com o auxílio de um detector de metais.

Após levantamento de informações por policiais federais, o italiano foi identificado e localizado. Em seguida, diligências foram realizadas e as moedas foram encontradas dentro da residência do homem.

De acordo com a legislação brasileira, todo objeto arqueológico ou histórico é protegido por lei e considerado como patrimônio da União, mesmo quando tenha sido encontrado fora de sítios arqueológicos e de forma ocasional. Nesses casos, o cidadão deve sempre comunicar ao IPHAN sobre a existência e localização de objetos para que sejam adotadas as providências legais cabíveis.

O italiano foi levado para a sede da Polícia Federal, no bairro Poço, onde prestou depoimento e foi liberado após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Superintendência Regional da PF em Alagoas, devendo comparecer, posteriormente, à Justiça Federal em Alagoas, onde poderá responder pelo crime de apropriação de coisa achada, previsto no art. 169 do Código Penal.