3 Vantagens do código de barras que você não conhecia

16/05/2019 21h09 - Atualizado em 17/05/2019 00h12
16/05/2019 21h09 Atualizado em 17/05/2019 00h12
3 Vantagens do código de barras que você não conhecia
O código de barras vive no dia a dia de cada um dos brasileiros, mas existem vantagens que muitos deles nem imaginam na hora que estão comprando os seus produtos.

Neste artigo vamos abordar 3 vantagens para pequenas empresas cruciais que o código de barras proporciona.

1) Individualização de produtos

Cada produto é único e possui em seu código de barras informações que permitem que seja identificado por suas características. A codificação padrão internacional é a EAN-13, também chamada de GTIN que traz informações como: como país de origem, empresa fabricante e código específico do produto.

Uma mesma empresa não pode usar um único código de barras para produtos diferentes. Por exemplo, se aquela empresa de canetas chinesas fabricar canetas verdes, azuis e vermelhas, cada uma delas terá um código diferente.




2) Menores custos

Sim, o código de barras além de tudo pode gerar uma grande economia para a sua empresa. E essa economia se espalha em tantos aspectos que citamos apenas alguns itens, como por exemplo:

2.1 Economia de mão de obra

Com código de barras, não há necessidade de mão de obra para anotar manualmente ou digitar a informação desejada, tanto na armazenagem quanto na venda do produto. Com isso, seus recursos humanos podem ser utilizados em tarefas que dão mais retorno à empresa.

2.2 Maior velocidade no processamento da leitura dos produtos

Com o código de barras, o tempo para leitura é de milissegundos, podendo inclusive, ser realizado pelo próprio cliente. Não é necessário que o funcionário digite nenhuma informação.

2.3 Diminui custos logísticos com pesquisas, informações e até mesmo telefonemas

Para saber onde seu produto se encontra, é só consultar pelo sistema o código que ele recebeu no registro. Assim, muitas interações e pesquisas são evitadas e em instantes o cliente pode saber em que ponto da cadeia logística o produto parou.

2.4 Economia com etiquetas de identificação

O código de barras padronizado já pode ser impresso na embalagem do produto. Evita-se assim, custos adicionais com etiquetas de identificação.

2.5 Evita custos de perdas e desperdícios

Um uso interessante para os códigos de barras é informar a data de validade dos produtos perecíveis. Assim, fica fácil controlar o estoque e evitar desperdícios.

3) Imagem de seriedade e atualização da empresa

É certo que não existe obrigação legal de uma empresa adotar códigos de barras para seus produtos.

Mas por sua praticidade, a maioria das empresas já o adotaram. Quando você faz parte de um mercado consolidado e não oferece aos clientes as mesmas comodidades de seus concorrentes, sua empresa é deixada para trás.

Imagina, hoje sua casa ser a única em que as TVs são preto e branco? Ninguém quer ser visto como atrasado em um mundo em constante e acelerada evolução.
Não aderir a uma tecnologia já utilizada por todos passa uma imagem de amadorismo, falta de recursos e até mesmo falta de seriedade da empresa. Pense nisso.
Fonte: https://codigosdebarrasbrasil.com.br