Cidadãos terão até as 17 horas de hoje para fazer doação de sangue no Hemoar

Por Redação 01/03/2019 09h09 - Atualizado em 01/03/2019 14h02
Por Redação 01/03/2019 09h09 Atualizado em 01/03/2019 14h02
Cidadãos terão até as 17 horas de hoje para fazer doação de sangue no Hemoar
Foto: Júnior Silva/Já É Notícia
Ainda dá tempo dos cidadãos de Arapiraca e região fazerem um ato de boa ação que pode salvar vidas. O Hemocentro de Arapiraca está aberto até as 17 horas atendendo a todos para completar o estoque do banco de sangue.

A campanha de doação de sangue iniciou dia 11 de fevereiro e, segundo assistente social Hemoar, conseguiu suprir a necessidade do banco de sangue para o período carnavalesco. "Desde o dia 11 que estamos em campanha, justamente por causa do carnaval. Os sangues negativos e o A+ são os que estão em menor quantidade, mas ainda aguardamos a população até as 17 horas de hoje para completar o estoque. Então, a gente pede que antes de cair na folia, doe sangue", explicou Ruth Neide Barbosa.

Ainda de acordo com Ruth Neide Barbosa, o banco de sangue do Hemoar atende 14 unidades de saúde na região agreste e sertão de Alagoas, sendo que cinco hospitais que recebem bolsas de sangue estão localizados em Arapiraca. Por isso foi realizado um grande período de mobilização visando atender a demanda do carnval. "Iremos parar as atividades durante três dias, voltamos quinta-feira, 07 de março, então realizamos uma campanha com a finalidade de formar um estoque estratégico para suprir a demanda de transfusões", explicou.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para os doadores que vão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.