Corpo do forrozeiro Zé Mocó vai ser enterrado nesta segunda-feira, em Maceió

Por Gazetaweb 24/12/2018 09h09 - Atualizado em 24/12/2018 12h12
Por Gazetaweb 24/12/2018 09h09 Atualizado em 24/12/2018 12h12
Corpo do forrozeiro Zé Mocó vai ser enterrado nesta segunda-feira, em Maceió
Foto: Divulgação
Vai ser sepultado às 10h, desta segunda-feira (24), no cemitério São José, em Maceió, o corpo do cantor e compositor Carlos Martins de Oliveira - popularmente conhecido como Zé Mocó, de 52 anos. O artista morreu na manhã desse sábado (22), no Hospital Geral do Estado (HGE), em decorrência de uma apendicite.

Familiares e amigos terão a oportunidade de prestar as últimas homenagens ao cantor, que vinha reclamando de dores fortes na região do abdome havia quinze dias.

No dia sete deste mês, o cantor chegou a procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, onde foi medicado. "Voltamos para casa e ele continuou a rotina de trabalho dele, embora continuasse reclamando de dores", informou Ilza Leão.

Segundo ela, na sexta-feira (21), os sintomas se agravaram e Zé Mocó foi encaminhado pela família para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ilza Leão contou que o marido foi medicado e retornou para casa. No sábado, seu quadro de saúde piorou e ele retornou ao HGE, onde faleceu depois de passar por uma cirurgia para retirada do apêndice.

Trajetória

Natural de São José da Laje - a mesma cidade de Clemilda, imortalizada nacionalmente com a música "Prenda o Tadeu", de 1985 -, Zé Mocou começou a carreira ainda adolescente, cantando no rádio alagoano.

Ao longo da carreira, gravou vários discos de forró, entre eles "Zé Mocó, a tradição do forró", que traz parcerias suas com músicos como Xameguinho, Toninho Guedes e Eraldo Cavalcante.

O título do disco acabou sendo usado por ele como uma espécie de slogan. "E para diferenciá-lo do cantor e compositor baiano homônimo", conta o radialista Romildo Freitas. "Sua morte representa uma perda muito grande para a música alagoana", completa.

Outra obra muito elogiada pela crítica é o disco "Zé Mocó canta Trio Nordestino", em que o músico alagoano interpreta grandes sucessos do grupo baiano criado em 1958. Zé Mocó era um dos maiores representantes do forró pé de serra alagoano.

Apendicite
A apendicite é uma inflamação do apêndice que causa dor intensa no lado inferior direito do abdome, junto com vômitos, febre, enjoos e falta de apetite. O apêndice é um órgão localizado no lado direito da barriga, que tem ligação direta com o intestino e, geralmente, inflama quando existe entrada de fezes no seu interior, devido ao desenvolvimento excessivo de bactérias.

Para tratar este problema, o apêndice deve ser retirado o mais rapidamente possível através de cirurgia indicada pelo médico, para evitar complicações mais graves como peritonite. Assim, se existir suspeita de apendicite é muito importante ir ao hospital para confirmar o diagnóstico.