SindJornal e Braskem lançam 29º edição do Prêmio Braskem de Jornalismo

Por Gazetaweb 25/09/2018 14h02 - Atualizado em 25/09/2018 17h05
Por Gazetaweb 25/09/2018 14h02 Atualizado em 25/09/2018 17h05
SindJornal e Braskem lançam 29º edição do Prêmio Braskem de Jornalismo
Prêmio foi lançado em café da manhã na Bodega do Sertão. - Foto: Tatiane Brandão
As inscrições para 29º edição do Prêmio Braskem de Jornalismo começaram nesta terça-feira (25), após o anúncio de lançamento da premiação, que aconteceu durante um café da manhã no restaurante Bodega do Sertão, no bairro da Jatiúca, em Maceió. A grande novidade para este ano é a ampliação da categoria Design Gráfico e Diagramação para webjornalismo, que antes era restrita apenas à categoria impresso.

"A premiação é o fechamento, o coroamento do ano com várias premiações. Tivemos outros dois prêmios ao longo do ano - ambiental e segurança no trabalho - e agora vamos fechar o ano com o Prêmio Braskem de Jornalismo. Esperamos a adesão dos colegas jornalistas", disse o gerente de comunicação da Braskem, Milton Pradines.

A festa da premiação acontecerá no dia 17 de novembro e a grande homenageada, que receberá a medalha Denis Agra, será a jornalista e escritora Olivia Cerqueira.

Fora a alteração em uma das categorias, as demais permanecem as mesmas: Reportagem Especial; Jornalismo Impresso/Texto; Fotojornalismo; Informação Econômica/Política; Informação Cultural/Turística; Informação Esportiva; Reportagem de TV; Reportagem Cinematográfica; Web jornalismo; Radiojornalismo; Assessoria de Imprensa; e Prêmio Jornalista Freitas Neto (Estudante).

Durante o lançamento da premiação, o gerente de comunicação da Braskem destacou que os estudantes têm surpreendido pela qualidade dos trabalhos. "Praticamente todos os jurados que a gente tem trazido para julgar os trabalhos, tanto de fora como de Alagoas, ficam impressionados com os trabalhos dos estudantes alagoanos. Isso é um incentivo a mais para que a gente tenha essa participação intensificada dos universitários", explicou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, classificou a premiação como o Oscar do jornalismo alagoano, uma premiação para todas as categorias e assuntos diversos.

"Esse prêmio é muito esperado pela categoria e pelos estudantes, que têm sido elogiados pelos trabalhos apresentados. Nosso jornalismo está à altura dos outros grandes centros e não deixa a desejar. A prova disso é que estamos exportando profissionais que vão fazer estágio ou só acompanhar em outros centros e acabam sendo contratados", afirmou.