Filhote de baleia jubarte é encontrado morto na Praia de Ipioca, em Maceió

Por Redação com TNH1 09/07/2018 15h03 - Atualizado em 09/07/2018 18h06
Por Redação com TNH1 09/07/2018 15h03 Atualizado em 09/07/2018 18h06
Filhote de baleia jubarte é encontrado morto na Praia de Ipioca, em Maceió
Foto: Cortesia/Instituto Biota
Um filhote de baleia, da espécie jubarte, com aproximadamente 3,5 metros de comprimento, estava em análise na manhã desta segunda-feira (09), após ser encontrado morto na noite de ontem, domingo (08), na Praia de Ipioca, em Maceió.

De acordo com o coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefanis, a organização vai investigar a causa da morte do animal, mas há a suspeita de que o filhote tenha se afastado da mãe.

“Nós estamos no período de chegada dos animais à costa nordestina, buscando águas quentes, e há a suspeita de que este animal já tenha nascido em águas brasileiras, o que reforça essa hipótese”, explicou.

Dois veterinários já foram convocados para realizar um exame de necropsia no animal, o que poderá dar certeza sobre a causa da morte da baleia. “O laudo poderá demorar um pouco para ser concluído, mas com a necropsia nós teremos, ainda hoje, a certeza da causa da morte”, explicou.

O coordenador disse ainda que o Instituto já contatou uma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, para providenciar a retirada e o enterro do animal em local apropriado.

Esse foi o primeiro caso de encalhe de baleia registrado em Alagoas este ano. Em 2017, Alagoas foi o quarto estado do Brasil no número de encalhes de baleias, com oito casos.