Professores girauenses compartilham experiências do PNAIC

Por Redação com Ascom/Prefeitura de Girau do Ponciano 28/05/2018 16h04 - Atualizado em 28/05/2018 21h09
Por Redação com Ascom/Prefeitura de Girau do Ponciano 28/05/2018 16h04 Atualizado em 28/05/2018 21h09
Professores girauenses compartilham experiências do PNAIC
Foto: Ascom/Prefeitura de Girau do Ponciano
Centenas de diretores, coordenadores e professores da educação infantil de Girau do Ponciano reuniram-se, no Ginásio de Esportes Djalma Nunes, para o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017, que tem, dentre outros objetivos, capacitar, numa perspectiva de educação continuada, orientadores de estudos e professores alfabetizadores do primeiro ciclo da alfabetização, contribuindo para a formação de sujeitos inseridos no mundo de maneira ativa e participativa.

O evento contou com a presença da Coordenadora Regional do PNAIC, Kaline Andrea Cavalcante, representante da 5ª GERE (Gerência Regional da Educação). “Estou muito feliz porque estou vendo que vocês estão fazendo bem o seu trabalho, seja lá na zona rural, seja aqui na zona urbana. O professor que adquiriu a formação do PNAIC deve colocar em prática o que aprendeu porque é uma metodologia que dá certo, é uma metodologia que a gente ver os frutos. Hoje, na era globalizada, não dá mais para a gente alfabetizar como eu fui alfabetizada, como muito de vocês foram alfabetizados. Que estes trabalhos bacanas não sejam apenas para esta amostra, mas que seja o trabalho diário de vocês”, disse Kaline Andrea, durante sua fala no evento.

Liderados pelos formadores locais, os professores apresentaram diversos trabalhos, os quais foram desenvolvidos em sala de aula, como chamadinha, literatura de cordel, contos, dramatizações, entre outros.

A professora Stephany, que apresentou o texto fatiado, falou da sua experiência com o PNAIC. “Para mim foi uma experiência maravilhosa porque eu não esperava que o PNAIC tivesse essa amplitude de conhecimento. Isso foi muito importante no meu aprendizado, no meu modo de ensinar e eu percebi que eles puderam me proporcionar um melhor conhecimento para passar para os meus alunos. O texto fatiado é uma maneira muito boa e fácil de trabalhar com as crianças, porque são coisas simples que acabam trazendo uma proporção de conhecimento para o aluno que tem muita dificuldade. É maravilhoso você ver um aluno conseguindo formar palavras, é gratificante”, completou Stephany.

Além das apresentações, também houve exposição dos estandes da educação infantil do 1º ao 3º ano.