Girau do Ponciano recebe secretários municipais de saúde para reunião da CIR

Por Redação com Assessoria 24/05/2018 16h04 - Atualizado em 24/05/2018 19h07
Por Redação com Assessoria 24/05/2018 16h04 Atualizado em 24/05/2018 19h07
Girau do Ponciano recebe secretários municipais de saúde para reunião da CIR
Foto: Assessoria
Secretários e representantes das secretarias de saúde dos municípios que compõem a 7ª e 8ª regiões de Saúde, participaram, na manhã e tarde desta terça-feira (22), da reunião da CIR – Comissão Intergestora Regional, o encontro ocorreu no CEP – Centro de Educação Profissional em Girau do Ponciano, além dos representantes dos municípios, também estiveram presentes representantes da SESAU, do COSEMS-AL e o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros.

Na pauta da reunião, assuntos como as dificuldades de acesso dos municípios aos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) nas referências, Maceió e Arapiraca e neste ponto o representante de Arapiraca, Geraldo Sérgio Aguiar, pediu o apoio dos colegas para aprovação de um aumento de 4,5 mi (quatro milhões e meio) de reais no Teto MAC Hospitalar do município, o que beneficiará toda região, visto que toda esta demanda acaba indo para Arapiraca, todos aprovaram o aumento desde que discutido com a Câmara Técnica da região, garantindo que os recursos sejam distribuídos de forma proporcional à demanda.

Ainda no período da manhã foi feita a prestação de contas das cirurgias eletivas pelos municípios executores da campanha e no período da tarde continuaram as discursões de diversos assuntos para melhoria da saúde na macrorregião de Arapiraca, como por exemplo, a situação do glaucoma no Estado, a coordenadora do COSEMS-AL Mirna Oliveira, apresentou números, mostrando a perca de mais de 82% de recursos para o estado, inviabilizando a continuidade do programa, ela disse ainda que através de levantamentos, chegou-se a conclusão que para atender os mais de 30 mil pacientes, seria necessário um incremento de mais de 10 mi (dez milhões) de reais por ano e que o Estado dispõe de um teto de apenas 4 mi (quatro milhões) de reais.


  (Prefeito David Barros)

Com estes números em mãos, a equipe do COSEMS, juntamente com a SESAU e representantes dos municípios executores, foram à Brasília para uma reunião com o Ministério da Saúde (MS), “nessa reunião foi acatada pelo ministério a proposta de incrementar o teto de Alagoas no valor de 3 mi (três milhões) de reais no período de cinco meses, a nossa proposta foi de 6 mi (seis milhões) para um ano”, disse Mirna Oliveira.

Os cinco meses de incremento que o MS acatou corresponde ao prazo que o Estado entende ser necessário para aquisição dos colírios que serão distribuídos para os pacientes. “O MS lançou pra gente esta proposta e pra quem não tinha nada, a gente aceitou”. Completou a coordenadora do COSEMS.

Devido ao avançado da hora a representante da SESAU, Lenize, sugeriu agendar uma nova reunião com os municípios da 7ª Região de Saúde para o planejamento da distribuição dos recursos, que é regional e, serão disponibilizados a partir do próximo dia 24 de maio.
Na ocasião foi eleito para vaga de Vice-Presidente da 7ª Região, o secretário de saúde de Belo Monte, Rafael Soares, que assume a vaga deixada pela secretária de saúde de Girau do Ponciano, Gorete Santana, que foi eleita recentemente tesoureira do COSEMS-AL.