Prefeitura de Arapiraca mobiliza moradores da Vila São José com ações do Maio Amarelo

Por Redação com Ascom/Prefeitura de Arapiraca 22/05/2018 14h02 - Atualizado em 22/05/2018 18h06
Por Redação com Ascom/Prefeitura de Arapiraca 22/05/2018 14h02 Atualizado em 22/05/2018 18h06
Prefeitura de Arapiraca mobiliza moradores da Vila São José com ações do Maio Amarelo
A comunidade da Vila São José compareceu em massa - Foto: Ascom/Prefeitura de Arapiraca
A segurança no trânsito só pode ser uma realidade se for baseada na educação. Partindo deste pressuposto, a Prefeitura de Arapiraca realizou ações referentes ao Movimento Maio Amarelo (MMA), na manhã desta terça-feira (22), na Vila São José, Zona Rural de Arapiraca. A comunidade compareceu em massa.

As ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), com o tema "Nós Somos o Trânsito", aconteceram na Escola de Ensino Fundamental Ten. Cel. Laury Capistrano da Silva e na praça principal da Vila São José, próximo à escola.

Para o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Jodelmir Pereira de Souza, as ações na Zona Rural de Arapiraca foram fundamentais para orientar os moradores a terem mais consciência da importância de usar equipamentos de segurança, principalmente no uso de motocicletas.

“Como os dados apresentaram maior número de acidentes na Zona Rural do município, decidimos realizar ações específicas para as comunidades da Vila Bananeiras e da Vila São José, e cumprimos a nossa missão”, disse Jodelmir de Souza.

A secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, vestiu a camisa do Maio Amarelo e acompanhou as ações oferecidas à população, como testes rápidos de HIV, exames de glicemia e aferição de pressão arterial.

Já a palestra sobre trânsito, ministrada pelo agente de autoridade de trânsito Carlos Alberto Peixoto, reuniu alunos, pais e as famílias da comunidade na escola municipal.

"Tivemos uma receptividade impressionante e todos prestaram atenção nas dicas que passamos sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, principalmente com relação à direção defensiva para evitar acidentes", afirmou Carlos Alberto Peixoto.

A equipe do Detran, com a presença da Lei Seca, também contribuiu com as ações e realizou palestra sobre direção e bebida alcoólica, ministrada pelo sargento Severino dos Santos Vieira, o Sargento Vieira, no espaço externo de uma residência de um morador da localidade.

Muito receptivo com as equipes do Movimento Maio Amarelo, o morador João Paulo Ventura da Silva, de 36 anos, acompanhou todas as ações e mobilizou a comunidade para que todos participassem do evento.

"Quando há ações desse tipo é muito importante que todos nós participemos, para que a gente também possa contribuir para termos menos acidentes no trânsito e menos pessoas acidentadas", declarou João Paulo.

Ações de encerramento

As ações de encerramento do Maio Amarelo em Arapiraca vão acontecer na próxima quinta-feira (24), com panfletagem e informações educativas de trânsito nas rotatórias da Rodovia Estadual AL-220.

Já o encerramento do movimento irá acontecer no sábado (26), com uma caminhada, a partir das 7 horas da manhã, no Bosque das Arapiracas.

A concentração da caminhada será na Avenida Ministro Petrônio Portela e passará pela Rua Manoel Abreu, Rua 15 de Novembro, Praça Manoel André, Largo Dom Fernando Gomes e retorna para o Bosque das Arapiracas pela Rua Delmiro Gouveia.