Serviços de auriculoterapia e massoterapia passam a ser ofertadas pelo SUS em Arapiraca

Por Assessoria 11/04/2018 16h04 - Atualizado em 11/04/2018 19h07
Por Assessoria 11/04/2018 16h04 Atualizado em 11/04/2018 19h07
Serviços de auriculoterapia e massoterapia passam a ser ofertadas pelo SUS em Arapiraca
Foto: Genival Silva
Usuários do Sistema Único de Saúde passam a contar com o serviço de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), disponibilizadas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nos polos da Academia da Saúde Ricardo Amorim, no bairro Verdes Campos, e Cícero Santos, no Lago da Perucaba, desde essa terça-feira (10).

Nesse primeiro momento, estão disponíveis duas modalidades: auriculoterapia e massoterapia. O serviço faz parte da Política Municipal de Práticas Integrativas e complementares e visa a melhoria da qualidade de vida da população, através do cuidado integral aos usuários do SUS, associadas às práticas da medicina convencional.

Rafaella Nóbrega, coordenadora do Programa Academias da Saúde, explica que o público alvo dessas atividades são os participantes dos grupos de Alívio da Dor e de Atividade Física, após avaliação e indicação profissional.

“As práticas Integrativas são sistemas complexos e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, de caráter multiprofissional, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, ressaltou Rafaella Nóbrega.