Após determinação judicial, Uncisal inicia matrículas de aprovados na 2ª lista do vestibular

Por G1 Alagoas 26/02/2018 10h10 - Atualizado em 26/02/2018 14h02
Por G1 Alagoas 26/02/2018 10h10 Atualizado em 26/02/2018 14h02
Após determinação judicial, Uncisal inicia matrículas de aprovados na 2ª lista do vestibular
Aprovados na 2ª lista da Uncisal fazem matrículas - Foto: Andreá Rezende/G1
O auditório da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) amanheceu cheio na manhã desta segunda-feira (26). Dezenas de alunos aprovados na segunda lista do vestibular chegaram cedo para se matricular.

A matrícula acontece, depois do impasse em relação às correções das provas e às listas de aprovados. Em janeiro, a Uncisal divulgou o resultado do vestibular, mas ele foi anulado dias depois pela universidade, que alegou problemas técnicos no sistema de cálculo de resultado da empresa AOCP. Semanas depois, foi divulgada uma nova lista, mas uma decisão liminar suspendeu as matrículas.

Um grupo de alunos entrou com uma ação na Justiça que foi julgada na última sexta-feita (23). O juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª Vara da Fazenda Pública Estadual, autorizou as matrículas dos aprovados na segunda lista.

Logo após a determinação da justiça, a Uncisal convocou os aprovados para se matricular a partir desta segunda. Amanda Menezes, 17, foi aprovada para o curso de fonoaudiologia.

 

Amanda Menezes chegou cedo e fez matrícula no curso de fonoaudiologia (Foto: Andréa Rezende/G1)

"Fiz a Ufal e Uncisal e optei pra Uncisal. Quando vi que meu nome não estava na primeira lista, fiquei triste. Quando saiu na segunda que eu passei fiquei muito feliz e já corri pra fazer a matrícula. Fiz no dia 29 de janeiro. Ai veio a notícia no mesmo dia que as matrículas. Eu esperei até agora e hoje estou aliviada e ansiosa pra começar as aulas".

Ruan Kelvin, 17, foi aprovado para o curso de Sistemas para Internet nas duas listas divulgadas. "O meu nome estava nas duas listas. Na primeira estava em terceiro e na segunda cai para sexto lugar. Então eu estaria classificado de todo jeito. Agora é começar a estudar e formar. É a realização de um sonho, uma área que gosto muito."

 

Ruan Kelvin foi aprovado nas duas listas do vestibular da Uncisal (Foto: Andréa Reazende/G1)

Anna Evellyn, 18, fez vestibular para Segurança do Trabalho. Ela conta que não estava na primeira lista.

"Quando saiu a primeira lista foi uma decepção. Aí soube que teria uma nova lista, me enchi de esperança. Quando saiu com o meu nome foi a maior felicidade do mundo. Chorei de felicidade. Hoje é um dia muito importante na minha vida, porque vou poder ingressar na universidade, no curso que tanto queria."

De acordo com o reitor da Universidade, Henrique Costa, as matrículas acontecem desta segunda (26) até quarta (28), das 9 às 16h. As aulas já iniciam na quinta-feira (29).

Diante do impasse, a Defensoria Pública entrou com uma ação, para que outra empresa seja contratada para fazer uma nova correção das provas. O pedido ainda não foi julgado.

Entretanto, o reitor acredita que tal ação não irá alterar o que já foi definido. "Acreditamos que não haverá mudança, já que o mesmo juiz que julgou a primeira ação, julgará a segunda. Acreditamos que ele manterá a decisão de validar essas matriculas. Entendemos que está resolvido o problema e que é página virada para esses alunos que agora vão sonhar com o ensino superior de qualidade, gratuito, sonhar com o futuro."

O reitor ainda afirma que a universidade estuda se entrará com ação contra a empresa que fez as correções que causaram todos esses transtornos.

"É possível que a gente entre com uma ação em um segundo momento. Mas aí é contra a empresa e não interfere em nada para os alunos. Agora a nossa preocupação é resolver a situação dos aprovados. Num segundo momento, pensaremos nisso", completou Costa.