Polícia Civil divulga resultado de operação realizada em Craíbas

Por Redação com Ascom/ PC 17/01/2018 10h10 - Atualizado em 17/01/2018 13h01
Por Redação com Ascom/ PC 17/01/2018 10h10 Atualizado em 17/01/2018 13h01
Polícia Civil divulga resultado de operação realizada em Craíbas
Foto: Cortesia ao Já é Notícia
Uma operação foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) pela Polícia Civil de Alagoas, sob o comando do delegado regional de Arapiraca, Gustavo Xavier do Nascimento, com a finalidade de dar cumprimento a 16 mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelos Juízes da 17ª Vara Criminal da Capital, após três meses de investigação realizada pela equipe do delegado Xavier, que teve início após as prisões em flagrantes dos indivíduos José Francisco de Paula, vulgo Cuquinha, e seu comparsa Claudivan da Silva, bem como sete dias depois também foi preso em flagrante o indivíduo José do Nascimento, vulgo Zé do Pão, todos autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico no Centro de Craíbas.

A partir de então, por determinação do Delegado Geral, Paulo Cerqueira, que enviou ofício ao delegado de Craíbas solicitando a instauração de inquérito policial para apurar uma ORCRIM – Organização Criminosa – liderada pelo indivíduo Ialy Rocha, vulgo Ialy da Borracharia.

No deslinde das investigações, a Polícia Civil recebeu várias denúncias sobre o tráfico de drogas em Craíbas oriunda da Superintendência Integrada de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, pelo disque denúncia 181, portanto, o respectivo inquérito foi instaurado para apurar ORCRIM (art. 2º, da Lei 12850/13) voltada às práticas dos crimes de tráfico de drogas, assosiciação para o tráfico, posse de arma de fogo, receptação, roubo, dentre outros.

Portanto, os demais membros da organização criminosa foram identificados, ocasião em que o delegado Gustavo Xavier representou pelas medidas cautelares de prisão temporária e busca e apreensão em desfavor dos indivíduos investigados.

Durante a operação, foram presos os acusados: Jaelison Melo Lima, mais conhecido como Alemão ou Campo Alegre, Alexsandro Santos Ferreira Gallotti, Lucas da Quitéria, Itamires, João Vitor, Jailson, Mailson Araújo da Silva, os irmãos Ivan e Rato, Júlio Francisco de Paula, vulgo Cuquinha, Claudivan da Silva e José do Nascimento, mais conhecido como Zé do Pão.

O líder da organização criminosa Ialy Rocha, vulgo Ialy da Borracharia, reagiu à prisão, trocou tiros com a equipe do delegado Gustavo Xavier, e foi alvejado. Ele ainda chegou a ser socorrido pelos policiais civis e encaminhado à Unidade de Emergência de Arapiraca, onde entrou em óbito.

Os objetos apreendidos durante a operação foram aproximadamente um quilo de maconha prensada, duas balanças de precisão, uma pistola cal. 380 com três munições, sendo duas deflagradas, três celulares, dois relógios, dinheiro em espécie em cédulas de dois, cinco, dez e cinquenta reais, além de várias moedas, várias chaves de automóveis, documentos de veículos, luvas, uma placa adulterada de moto, quatro maricas para o uso de drogas, dentre outros materiais ilícitos e de origem duvidosa.

O delegado enfatiza que ainda há quatro pessoas foragidas que poderão ser presas a qualquer momento em cumprimento aos mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital que atua no combate ao crime organizado em Alagoas, notadamente na região agreste.

Participaram da operação dezenas de policiais civis das delegacias que compõem a 4ªDRP de Arapiraca, com apoio da DEIC, ASFIXIA e DERC de Maceió.