Emendas parlamentares pagaram shows de Wesley Safadão e duplas sertanejas
Parte das emendas parlamentares impositivas (obrigatórias) pagas no ano passado pelo governo de Michel Temer (MDB) quitou cachês de artistas como Wesley Safadão e Bruno & Marrone. Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo aponta que pelo menos R$ 5,73 milhões dos R$ 2,27 bilhões liberados em emendas no ano passado foram usadas para pagar apresentações musicais em festas dos municípios. As emendas liberadas por Temer tiveram o maior valor liberado dos últimos quatro anos, atingindo o montante de R$ 10,7 bilhões, aumento de 48% em relação a 2016. Dos mais de R$ 10 bilhões liberados, foram pagos R$ 2,68 bilhões em 2017.
As emendas são indicações de deputados e senadores de como parte do orçamento previsto da União deve ser gasto, o que costumeiramente faz com que parlamentares privilegiem seus redutos eleitorais. A única área com destinação obrigatória prevista em lei é a da Saúde. Das mais de sete mil emendas individuais pagas, essa foi a área que mais recebeu recursos, com 93,5% (equivalente a R$ 1,36 bilhão) dos R$ 2,68 bilhões executados.
Foi no município de Maracanaú (CE) que o dinheiro da União foi usado para pagar show do Safadão, que custou R$ 246 mil. A deputada Gorete Pereira (PR-CE) indicou que verba de R$ 1,2 milhão fosse repassada à prefeitura pelo Ministério de Turismo. A verba foi usada para custear as despesas com a 13ª edição da Festa de São João, cujo show de abertura foi de Wesley Safadão. Também se apresentaram e foram pagos com o dinheiro da emenda a as duplas Bruno & Marrone (R$ 250 mil) e Victor & Léo (R$ 200 mil) e a banda Aviões do Forró (R$ 180 mil), registra a reportagem do Estadão.
O repasse foi anterior à votação da primeira denúncia contra Michel Temer, em 7 de junho. Nessa época, entretanto, a delação da JBS já tinha sido revelada. A deputada, que votou contra o prosseguimento das duas denúncias afirma que a liberação do montante não tem relação com seus votos.
Para a promoção e marketing do Turismo no mercado nacional foram executados R$ 7,15 milhões no ano passado. Além de pagamento de shows, um campeonato de motocross em Minas Gerais também recebeu dinheiro público para ser realizado. O valor destinado a essa área supera por larga vantagem o remetido para custeio de obras de infraestrutura hídrica (R$ 2,58 milhões) e quase iguala o destinado a universidades federais (R$ 7,38 milhões). Para este ano de 2018, deputados e senadores destinaram um total de R$ 32,93 milhões para promoção e marketing de municípios.
As emendas são indicações de deputados e senadores de como parte do orçamento previsto da União deve ser gasto, o que costumeiramente faz com que parlamentares privilegiem seus redutos eleitorais. A única área com destinação obrigatória prevista em lei é a da Saúde. Das mais de sete mil emendas individuais pagas, essa foi a área que mais recebeu recursos, com 93,5% (equivalente a R$ 1,36 bilhão) dos R$ 2,68 bilhões executados.
Foi no município de Maracanaú (CE) que o dinheiro da União foi usado para pagar show do Safadão, que custou R$ 246 mil. A deputada Gorete Pereira (PR-CE) indicou que verba de R$ 1,2 milhão fosse repassada à prefeitura pelo Ministério de Turismo. A verba foi usada para custear as despesas com a 13ª edição da Festa de São João, cujo show de abertura foi de Wesley Safadão. Também se apresentaram e foram pagos com o dinheiro da emenda a as duplas Bruno & Marrone (R$ 250 mil) e Victor & Léo (R$ 200 mil) e a banda Aviões do Forró (R$ 180 mil), registra a reportagem do Estadão.
O repasse foi anterior à votação da primeira denúncia contra Michel Temer, em 7 de junho. Nessa época, entretanto, a delação da JBS já tinha sido revelada. A deputada, que votou contra o prosseguimento das duas denúncias afirma que a liberação do montante não tem relação com seus votos.
Para a promoção e marketing do Turismo no mercado nacional foram executados R$ 7,15 milhões no ano passado. Além de pagamento de shows, um campeonato de motocross em Minas Gerais também recebeu dinheiro público para ser realizado. O valor destinado a essa área supera por larga vantagem o remetido para custeio de obras de infraestrutura hídrica (R$ 2,58 milhões) e quase iguala o destinado a universidades federais (R$ 7,38 milhões). Para este ano de 2018, deputados e senadores destinaram um total de R$ 32,93 milhões para promoção e marketing de municípios.
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