Comerciantes de Girau participam de encontro para melhorar faturamento em período de crise nacional

Por Assessoria 24/10/2017 09h09 - Atualizado em 24/10/2017 12h12
Por Assessoria 24/10/2017 09h09 Atualizado em 24/10/2017 12h12
Comerciantes de Girau participam de encontro para melhorar faturamento em período de crise nacional
Foto: Assessoria
Cerca de 60 empresários girauenses, atendendo ao convite da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, estiveram presentes no salão do júri (auditório) do Fórum da comarca de Girau do Ponciano, onde participaram de uma importante palestra sobre os principais erros com impostos para empresas e alternativas para melhorar o faturamento das empresas neste período de crise que enfrenta o país.

Para tanto, a secretaria de indústria e comércio trouxe para este encontro, os advogados Marcos Donato e Murilo Moraes, especialistas em direito tributário, o consultor para novos negócios David Miranda e os gerentes dos bancos: Caixa Econômica Federal, Jenisson Lapa e do Banco do Brasil, João Neto e Alberto Andrade, da agência de Girau do Ponciano e agência de Arapiraca respectivamente.

O Secretário de Indústria e Comércio, José Ronildo, disse que a administração vem buscando parcerias e pontes com os diversos setores da sociedade a fim de tornar a economia de Girau cada vez mais forte.

Já o gestor de projetos do município girauense, Sysley Sampaio, disse que recentemente esteve, juntamente com o prefeito David Barros, com o secretário da SEFAZ, Rodrigo Santoro, buscando alternativas, melhorias e mais informações que possam minimizar os gastos dos comerciantes com impostos, também foi abordado a importância de informar a DAC – Declaração de Atividades do Contribuinte, que é um documento informatizado, destinado a coletar dados periódicos sobre as operações com mercadorias e prestações de serviços de transportes e comunicação realizadas pelos contribuintes do ICMS, além de outros dados de interesse do fisco estadual, Sysley orientou os comerciantes a entrar em contato com os contadores para que eles informem a DAC e/ou a DAJ para empresas optantes pelo simples.

“Quem não pagou algum imposto eu aconselho que procure negociar porque realmente, eu acredito que se não houve uma maior fiscalização até agora, devemos ter alguma até o fim desse ano ou no começo do ano que vem, haverá sim um mutirão da secretaria da fazenda, que busca aumentar a arrecadação Estadual, aonde vai realmente intensificar a fiscalização das empresas. Por isso estamos buscando alertar e orientar vocês antes que isso aconteça de forma mais severa”. Completou Sysley Sampaio.

Em sua palestra o advogado tributarista Marcos Donato disse que recentemente o Supremo Tribunal Federal, decidiu pela exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS e COFINS. “O ICMS que está embutido dentro do preço da mercadoria não pode ser tributado de PIS e COFINS, porque sendo assim, você vai está pagando o imposto em cima de outro imposto, o ICMS não é seu, o ICMS é imposto, então você não pode pagar um imposto em cima de outro imposto, isso foi uma decisão extraordinária, isso vai trazer muitos benefícios para o empresário”. Disse o advogado Marcos Donato.

O gerente do Banco do Brasil, Alberto Andrade, apresentou algumas opções financeiras para utilização dos comerciantes, as principais linhas de crédito e os procedimentos necessários para conseguir capital de giro e para investimento que são muito importantes para as empresas se desenvolverem e com isso gerar mais emprego e renda.

“A micro e pequena empresa neste país é quem gera negócios, quem gera empregos, é quem gera renda, daí a importância e o reconhecimento à prefeitura de Girau do Ponciano por este evento, espero que não seja o último, que mais vezes aconteça, mas é preciso ter uma mudança de postura, devemos fomentar o uso do cartão de crédito e de meios eletrônicos que facilitam as operações, buscar vender direcionando para o cartão, porque o cartão vai dar segurança, viabilizar crédito, vai viabilizar fluxo de caixa dentro do Banco do Brasil.” Completou Alberto Andrade.
O gerente da Caixa, Jenisson Lapa, parabenizou a prefeitura de Girau do Ponciano pela iniciativa junto aos comerciantes, pois, segundo ele em todo seu tempo como gerente, ainda não tinha visto tamanha iniciativa de uma prefeitura, que preocupada com o momento atual da economia brasileira, reuniu os principais bancos, advogados tributaristas e a CDL, a fim de buscar melhorias para o comércio local.

De acordo com Jenisson, a Caixa firmou parceria com a CDL, onde quem for associado à mesma irá ter uma taxa diferenciada, variando entre 0,2 a 0,3 pontos percentuais. Ele também apresentou produtos e serviços oferecidos pela Caixa e disse que está a disposição para atender a todos que forem à agência de Girau do Ponciano.

O consultor para novos negócios David Miranda também apresentou algumas ferramentas de crédito do Banco do Nordeste, como o cartão BNB que usa recursos do FNE, que concede crédito rotativo pré-aprovado para financiamento de bens novos, matérias primas, insumos e mercadorias, parcelando suas aquisições em até 72 meses.

“Eu vejo que esse tipo de debate é muito importante pra gente tirar algumas dúvidas e incentivar o comércio local”. Disse o prefeito David Barros, que também falou da importância de informar a DAC e, como forma de incentivar o comerciante, David Barros disse que a prefeitura irá sortear uma moto no final do ano para os empresários que estejam com a DAC envida e que para participar, o comerciante deve entregar o certificado de envio da DAC e da DAJ se for empresa optante pelo simples, na Secretaria de Indústria e Comércio.

David disse que é muito importante que os comerciantes se organizem, principalmente para com os seus contadores, no sentido de que eles enviem a DAC e ou a DAJ, para que não venham sofrer uma multa, não porque estejam sonegando, mas deixando de enviar a DAC.