Filhote de baleia Jubarte encalha e morre no Litoral Norte

Por Redação com Gazetaweb 23/08/2017 09h09 - Atualizado em 23/08/2017 12h12
Por Redação com Gazetaweb 23/08/2017 09h09 Atualizado em 23/08/2017 12h12
Filhote de baleia Jubarte encalha e morre no Litoral Norte
Foto: Reprodução/Gazetaweb
Mais uma ocorrência relacionada ao encalhe de baleias é registrada no litoral alagoano. Desta vez, Equipes do Instituto Biota de Conservação se mobilizaram, para o Litoral Norte, após ficarem sabendo do encalhe de dois filhotes de baleia da espécie Jubarte, ocorrido na noite dessa terça-feira (22). Representantes do grupo informaram que um dos animais está morto.

De acordo com informações, populares acionaram os biólogos, após avistarem os mamíferos encalhados na praia de Maragogi (nas proximidades do povoado São Bento) e na praia de Japaratinga, mais precisamente na localidade conhecida como Bitingui.

O coordenador do Biota, Bruno Stefanis, informou que o filhote que encalhou em Japaratinga é o mesmo que havia sido resgatado por biólogos durante o dia. Os esforços da equipe duraram até tarde para que o mamífero fosse reintroduzido ao mar.

Os biólogos passaram a madrugada com o filhote em Japaratinga e estavam, no começo da manhã, dividindo-se para articular uma providência a ser tomada quanto ao mamífero que encalhou em Maragogi.

De acordo com dados do Instituto, já são cinco baleias a encalhar no estado nos primeiros sete meses. Outras quatro morreram.

Ainda segundo o Instituto, esse ano foram registrados 18 encalhes de mamíferos marinhos, sendo 15 golfinhos e três baleias. Destes, 14 encalharam mortos e os que encalharam vivos morreram posteriormente.