Professores e pais de alunos procuram vereadores para resolver impasse com a secretaria de Educação

Por Assessoria 31/05/2017 16h04 - Atualizado em 31/05/2017 19h07
Por Assessoria 31/05/2017 16h04 Atualizado em 31/05/2017 19h07
Professores e pais de alunos procuram vereadores para resolver impasse com a secretaria de  Educação
Foto: Claudio Roberto
Pais, alunos e professores da rede municipal de ensino de Arapiraca estiveram reunidos, nesta quarta-feira (31), no plenário da Câmara Municipal, pedindo aos vereadores o apoio para a reunião dos profissionais de educação que acontecerá ainda nesta quarta, no Centro Administrativo com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB). A reunião será coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), representado pelo seu presidente, André Luis.

Os professores foram recebidos pela presidente da Casa, Professora Graça, pelo vice-presidente, Moisés Machado, pelo primeiro secretário, Melquisedec de Oliveira, Edvanio do Zé Baixinho e Fabiano Leão.

“Queremos o apoio dos vereadores nesta luta que não é só nossa, mas de toda uma categoria que sofre com a falta de sensibilidade do prefeito Rogério Teófilo”, disse uma das mães de alunos.

Eles lamentaram ainda o fato de que já se passaram cinco meses e o ano letivo não começou, prejudicando milhares de alunos. Melhores condições de trabalho e uma melhora imediata na merenda escolar também está sendo reinvidicada.

“Tem escola que serve bolacha seca e suco”, disse outra mãe.

O vereador Melquisedec falou que que a Câmara Municipal de Arapiraca está de portas abertas para receber qualquer categoria, sejam professores, médicos ou outros segmentos da sociedade.

O vice-presidente Moisés Machado, também foi outro vereador a defender a categoria, reafirmando o compromisso do Poder Legislativo em apoiar integralmente os professores que reivindicam uma reposição salarial de 7,64%, com data-base desde abril. Ele disse que o Poder Legislativo de Arapiraca nunca se negou a receber e muito menos discutir os problemas das categorias.

O vereador Fabiano Leão também defendeu os professores e pais de alunos e afirmou que tem se mostrado preocupados com a situação.

Por fim, o vereador Edvanio do Zé Baixinho, disse que não é apenas o reajuste salarial que preocupa a categoria, mas também uma melhor qualidade na educação como um todo. Um exemplo é o transporte escolar que ele tanto tem lutado por uma melhoria, onde existem ônibus que foram fabricados em 1985 e que até hoje estão transportando as crianças sem a menor condição. Edvanio acrescentou queé preciso uma solução urgente para o problema, para evitar que aconteça um desastre em um desses veículos que transportam as crianças.

Professores também se manifestaram, alegando que esperam que saia uma resposta positiva após a conversa que terão com o prefeito Rogério Teófilo e com a secretária de Educação, Mônica Pessoa, saia uma resposta positiva.

“Chega de tanta conversa e desculpas. Não queremos encontrar culpados, mas que o problema seja resolvido com urgência” gritavam os professores e pais de alunos.