Governo de Alagoas monta força tarefa para atender população em risco

Por Redação 27/05/2017 14h02 - Atualizado em 27/05/2017 18h06
Por Redação 27/05/2017 14h02 Atualizado em 27/05/2017 18h06
Governo de Alagoas monta força tarefa para atender população em risco
Foto: Reprodução Governo do Estado
Em entrevista coletiva, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Recursos Hídricos, esclareceram, na manhã deste sábado (27), a situação de Alagoas devido ao grande volume de chuva dos últimos dias e apresentaram quais decisões estão sendo tomadas para minimizar os danos às famílias atingidas.

Segundo dados da Defesa Civil apresentados na coletiva, a capital alagoana possui cerca de 100 áreas de risco e pontos de deslizamentos em quase todas as grotas da cidade. A coletiva ocorreu no Palácio da República dos Palmares.

Apesar dos alertas para as cidades do interior, apenas as cidades de Maceió e Marechal Deodoro decretaram estado de emergência. Uma força tarefa do governo está trabalhando em três frentes, socorro, assistência e recuperação, para atender a demanda das áreas de risco e das famílias atingidas pelas fortes chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Major Moisés, o órgão está de prontidão e se preparou previamente para atender uma grande demanda no período chuvoso, mas o volume de chuva que caiu em Alagoas nos últimos quatro dias estava acima do esperado, principalmente nos dois últimos dias, onde o índice de chuva foi muito intenso.

A coordenador informou também que a situação nas regiões do Agreste, Zona da Mata e Sertão, está sob controle, sem sinal de calamidade.

Segundo o Gabinete Civil, o governador Renan Filho interrompeu a agenda no Sertão e retornou para Maceió para coordenar pessoalmente a situação. O governador teria se reunido desde, o início da semana, com todas as equipes das Secretarias para dar uma atenção especial ao fato.

Em Maceió, os desabrigados estão sendo encaminhados para casas de parentes e para a Escola Maria José Carrascosa. Em Marechal Deodoro foi montada uma força tarefa com doações de donativos, vindos de Pernambuco, para ajudar as famílias desabrigadas.

Quem pretende doar alimentos, roupas e cobertores para os desabrigados pode se dirigir para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) e para a sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).